Os conselhos são a interlocução entre governo e sociedade civil

 

Na manhã desta quarta-feira (23), foi realizada na prefeitura uma reunião de posse dos seis conselhos municipais. A cerimônia foi ministrada pela vice-prefeita Fátima Lima, acompanhada do secretário de Governo, Luis Antônio Cardoso, do controlador geral do município, Rodrigo Amorim e do secretário de Assistência Social, J Chagas.

Estiveram presentes na reunião representantes dos seguintes conselhos: Conselho Municipal de Assistência Social; Direitos da Criança e do Adolescente; Direitos da Pessoa Idosa; Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência; Direitos da Mulher e Políticas de Promoção da Igualdade Racial.

Os Conselhos Municipais são mecanismos de interlocução permanente entre governo e sociedade civil, que vêm ampliando e aperfeiçoando sua atuação, auxiliando a administração no planejamento, orientação, fiscalização e julgamento nas questões relativas a cada área temática.

A vice-prefeita Fátima Lima falou sobre a importância dos conselhos. “Os conselhos são instrumentos que ajudam na garantia dos direitos das pessoas, principalmente das mais vulneráveis. Todo conselheiro trabalha voluntariamente, dedicando um pouco do seu tempo para servir ao município, então é gratificante podermos dar posse para pessoas que querem servir”.

Cátia Batista, presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, fez um discurso em nome de todos os representantes presentes e falou um pouco sobre a função dos conselhos. “Todas as ações que o governo faz tem a participação dos conselhos, e somos importantes porque colocamos em prática o ato democrático, que é a ligação do governo com a sociedade civil. Colocamos aquilo que a população traz enquanto demanda e tentamos, dentro do possível, realizar a política pública”, concluiu.