Ainda nesta semana, a ação promovida pela Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos será realizada no CRAS Ano Bom e na quadra do bairro Roselândia II

A Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH) deu início nesta terça-feira, dia 26, em mais um ‘Mutirão CadÚnico’ que ocorreu na quadra poliesportiva do bairro Nova Esperança, das 9h às 14h. Foram realizados 108 Cadastros Únicos – entre inscrições e renovações – no dia de hoje. Essas pessoas também puderam obter explicações sobre diversos benefícios, como; Auxílio Brasil, BPC (Benefício de Prestação Continuada), Tarifa Social, ID Jovem e outros. Também foram atendidos os cidadãos que precisavam do serviço de Sub-Registro (segunda via de certidão de nascimento, casamento e óbito).

A coordenadora do CadÚnico, Celina Porte, destacou a importância do mutirão e a facilidade que o mesmo proporciona aos munícipes. “O projeto facilita a vida de muitas pessoas e isso é muito bom. Nós temos ido aos bairros para poder facilitar em diversos fatores, como cadastros novos, explicações sobre os demais benefícios, atualizações, entre outras atividades”, destacou Celina.

A gerente da Proteção Social Básica, Cátia Batista de Souza, define o Cadastro Único como fundamental. “É importante por ser a porta de entrada dos benefícios socioassistenciais. As pessoas que ainda não estão cadastradas e estão dentro da faixa de três salários mínimos podem estar procurando os mutirões para poder realizar a inscrição. Aqueles que já possuem, podem estar vindo para fazer as atualizações necessárias em sua conta”.

Rafael Ribeiro Pruzi, que participou do mutirão, afirmou que o cadastro foi essencial para sua recolocação no mercado de trabalho. “É um momento muito complicado que estamos passando no país inteiro. Estou desempregado há alguns meses e está difícil arrumar emprego. Este cadastro vai ajudar bastante na minha busca e só tenho a agradecer a Secretaria responsável pela atividade”, comentou Rafael.

Ainda nesta semana, o Mutirão CadÚnico será realizado no CRAS Ano Bom (Avenida Presidente Kennedy, n° 3.339), na quinta-feira, 28; e na quadra do bairro Roselândia II, no sábado, 30. As duas edições ocorrerão das 9h às 14h.

Foto: Felipe Vieira