Encontro esclareceu dúvidas e capacitou os atiradores para atuarem como agentes de combate e prevenção ao mosquito Aedes aegypti no município

Durante a manhã desta segunda-feira (25), a Secretaria Municipal de Saúde de Barra Mansa, através da Vigilância em Saúde Ambiental, realizou junto aos atiradores do Tiro de Guerra (TG) uma capacitação sobre a dengue. O encontro aconteceu na sede do órgão, no Parque da Cidade.

A qualificação foi um pedido da Vigilância ao TG, com o intuito de capacitar os atiradores para que possam se tornar agentes de combate e prevenção ao mosquito Aedes aegypti, que é o transmissor do vírus da dengue (além de zika, chikungunya e febre amarela urbana).

Rodrigo Henrique Cortes, agente de controle de endemias e coordenador do Programa Municipal de Combate às Arboviroses, contou que a orientação visou explicar sobre a dengue, as formas de reprodução do mosquito e como evitar a sua proliferação, “O trabalho de limpeza começará no Parque da Cidade, onde fica o Tiro de Guerra, seguindo para as linhas de trem, onde muitas pessoas fazem descarte inadequado de lixo. Esse trabalho contará com a importante contribuição de nossos atiradores para o recolhimento do material”, detalhou Rodrigo, ressaltando que toda a população deve fazer sua parte para evitar água parada.

O chefe de Instrução do Tiro de Guerra, 1º Sargento Alex Costa de Moraes, disse o quanto é importante a capacitação para os jovens atiradores e como eles poderão ajudar. “Todos nós somos agentes de prevenção no combate à dengue, portanto, capacitar os jovens atiradores para identificar possíveis focos de proliferação no Parque da Cidade e em outras áreas permite que tenhamos condições de diminuir a transmissão do vírus e manter a dengue sob controle no município”, informou.