Palestras aconteceram nesta sexta-feira (09) no Parque de Saudade e no Sindicato Rural

Com foco no aperfeiçoamento do trabalho executado pelas equipes da Vigilância em Saúde Ambiental, a Prefeitura de Barra Mansa promoveu nesta sexta-feira, dia 9, duas capacitações. A primeira foi voltada aos agentes de combate às endemias (com foco na dengue), e aconteceu no Parque Natural Municipal de Saudade, contando com a presença de técnicos do Estado do Rio de Janeiro. Já a outra, destinada aos servidores que atuam contra a proliferação de animais peçonhentos, foi realizada no Sindicato Rural de Barra Mansa, localizado no bairro Ano Bom.
A reunião feita no Parque de Saudade foi direcionada aos agentes que já fazem parte do setor de combate às endemias desde 2021. A médica veterinária e supervisora técnica, Millena Borges, detalhou mais sobre o encontro.
_ Estamos fazendo uma reciclagem com os concursados do ano de 2021. A cada dois ou três anos é realizada esta qualificação, para que eles estejam sempre atualizados. A reciclagem é feita através de técnicos do Rio de Janeiro”, pontuou Millena, ressaltando ainda que 57 novos agentes passaram no último processo seletivo e estão recebendo orientação teórica e prática.
O agente de combate a endemias no Estado do Rio de Janeiro, Edmar Lobo, ressaltou a importância da capacitação. “A ferramenta mais importante que nós temos é o conhecimento do combate ao vetor. Através do entendimento do vetor, de como ele se prolifera, a gente reforça a importância do porquê se fazer o ’10 minutos contra dengue’. Enquanto o vetor está na água, não oferece risco, mas quando chega à fase adulta, ele começa a transmissão, então, é primordial que se conheça e entenda o ciclo de transmissão do vetor para o ser humano”, explicou.

Zoonoses
Ainda nesta sexta-feira, dia 09, houve uma capacitação para os agentes do setor de zoonoses do município, com foco na otimização do trabalho referente a animais peçonhentos. O evento foi destinado aos novos agentes, que receberam informações sobre a melhor abordagem a bichos que podem representar perigo à vida humana, como cobras, aranhas, escorpiões e abelhas.