Cadastros seguirão até 20 de setembro na sede da Fundação Cultura Barra Mansa; contemplados receberão diversos instrumentos usados para a prática da atividade

O dia do capoeirista foi celebrado no último mês, porém Barra Mansa segue desenvolvendo diversas ações voltadas para o setor, como a ‘Semana da Capoeira na Estação das Artes’, que contou com rodas e atividades informativas. Outra novidade é que a capoeira ficou ainda mais forte no município com a publicação da Portaria 64 de 2019, da Fundação Cultura, no Noticia Oficial n° 1.116, com o Edital de Fomento à Roda de Capoeira – Mestres. Com o objetivo de apoiar e valorizar mais essa prática esportiva, a Prefeitura e a Fundação Cultura prorrogaram o prazo de inscrições até o dia 20 de setembro, para os mestres de capoeira com trabalho em atividade em Barra Mansa.

Para se inscrever, basta retirar o edital na sede da Fundação Cultura Barra Mansa, no Palácio Barão de Guapy que fica na Praça da Bandeira, s/n, no Centro da cidade, ou solicitá-lo através do email [email protected].

Os contemplados receberão um conjunto de instrumentos tradicionais de capoeira, com três berimbaus (gunga, médio e viola), um atabaque e um pandeiro, e ainda deverão escolher no ato da inscrição se querem receber um conjunto de dez uniformes ou um kit de equipamentos com caixa de som, microfone e pedestais.

O edital foi elaborado através de uma solicitação do prefeito Rodrigo Drable. De acordo com ele, o setor vem mostrando um grande crescimento e por isso precisa de mais apoio. “Temos mais de mil praticantes da capoeira na cidade. Em todos os bairros e distritos percebemos a presença de um grupo, seja na praça, na escola, em sede das associações, e por isso devemos fomentar e instrumentalizar, para que possam consolidar suas práticas e melhorar ainda mais suas atividades”, expressou o prefeito.

A partir da solicitação dos mestres de capoeira da cidade que estão organizando um Conselho de Mestres, foi realizada uma reunião em junho no Palácio Barão de Guapy, com o presidente da Fundação Cultura Barra Mansa, Marcelo Bravo. O objetivo foi apresentar as demandas do setor. “Recebemos a demanda dos mestres da cidade e sabemos que é fundamental encontrar alternativas para fomentar e promover a sustentabilidade dos praticantes. Os mestres indicaram as principais necessidades e características dos grupos, para que um edital pudesse contemplar especificamente as demandas mais comuns”, disse o presidente da FCBM.

Mestre Lindinalvo, que além de ser professor de Educação Física, é membro titular do Conselho Estadual de Mestres de Capoeira, vinculado ao IPHAN, vem consolidando o processo de criação do Conselho Municipal de Mestres e destacou que é necessário o reconhecimento a cada um que fez e faz pela capoeira na cidade, levando essa cultura aos bairros e distritos. “Hoje nós contamos com esse edital que procura fomentar a capoeira em nossa cidade. Tem sido uma discussão, pois os mestres acreditam que o fomento deve ser uma forma de premiar aqueles que colaboram para a manutenção da capoeira. Fizemos algumas reivindicações sobre o edital, mas avaliamos que é um bom trabalho para reconquistar a confiança e também vemos como um reconhecimento àqueles que procuraram trabalhar com a capoeira na nossa cidade”, afirmou o mestre.

A Capoeira foi registrada em 2008 como bem cultural nacional pelo Ministério da Cultura, por meio do IPHAN e, em 2014, devido à sua expressão cultural, recebeu o título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco.