A prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria Saúde, realizou na manhã desta quarta-feira (16), no Clube Municipal, no Centro, um Fórum sobre a Reforma Psiquiátrica Brasileira.
O evento contou com a participação de personalidades importantes e de referência de saúde mental do município que palestraram a respeito do tema. O Fórum tem o intuito de discutir o programa de saúde mental no município pelo viés da reforma psiquiátrica brasileira e mostrar como que cada dispositivo da saúde mental vem construindo isso no dia-a-dia, através de um tratamento comunitário que busque a inclusão social dos pacientes com transtorno mental ou uso prejudicial de álcool e outras drogas.
Segundo a Coordenadora do Programa de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas, Maria Elvira da Cunha Franco Dias, o objetivo é qualificar os funcionários para melhor atendimento aos pacientes e familiares do programa. “O nosso intuito hoje é poder estar politizando os funcionários, no sentido de serem responsáveis pelas políticas públicas de saúde mental, álcool e outras drogas no município. Os funcionários falaram sobre como é o trabalho deles, e de como é promovido a reinserção social.”
A gerente de Atenção Especializada, Patrícia do Passo, frisou a importância da inclusão social desses pacientes. “Esse evento é muito importante, já que traz o tema da reforma psiquiátrica para a saúde mental e busca repensar formas de inclusão social dos pacientes com transtornos. Queremos fugir dessas clínicas de internações e dos medicamentos pesados, buscando incluir e proporcionar qualidade de vida e melhor convívio com a família”, concluiu.