Ação foi realizada nesta quarta-feira (22), na Praça da Matriz, no Centro

A Prefeitura de Barra Mansa, por meio do Programa Municipal de Controle das Arboviroses (PMCA) da Secretaria de Saúde, realizou nesta quarta-feira (22) o Dia ‘D’ contra a dengue. Uma tenda foi montada na Praça da Igreja Matriz de São Sebastião, no Centro. A ação teve o objetivo de aproximar as equipes da população, destacando ainda que diariamente elas percorrem os bairros, promovendo a campanha ’10 minutos contra a dengue”.

O supervisor da PMCA, Leonardo José de Almeida Leite, ressaltou a importância de manter os cuidados para que não haja a proliferação do Aedes Aegypti, principalmente, nesta época do ano.
– Estamos aqui explicando para a comunidade a importância da prevenção à dengue. Distribuímos panfletos, efetuamos abordagem e coletamos demandas deles sobre suas localidades. O Dia ‘D’ acontece anualmente e, nesses próximos meses, se faz cada vez mais necessário redobrar a atenção com o mosquito, pois essa fase dividida entre calor e chuvas pode favorecer a sua proliferação – pontuou.

DIA D CONTRA DENGUE
No dia 19/11 é comemorado o Dia Nacional de Combate à Dengue, data instituída pela Lei nº 12.235/2010 com o objetivo de mobilizar iniciativas do Poder Público e a participação da população para a realização de ações destinadas ao combate ao vetor da doença.

A Lei prevê, ainda, que os gestores do Sistema Único de Saúde do Ministério da Saúde ficam autorizados a desenvolver campanhas educativas e de comunicação social, na semana que contiver o penúltimo sábado do mês de novembro.

Dengue é uma doença febril grave causada por um arbovírus – vírus transmitido por picada de insetos, especialmente os mosquitos. O transmissor é o mosquito ‘Aedes aegypti’. Com o aumento das chuvas no período do verão, há alta na proliferação do mosquito, que se reproduz em água limpa e parada.