O evento foi uma parceria das secretarias municipais visando a promoção da saúde da população

Nesta terça-feira, 31, a Prefeitura de Barra Mansa, através da secretaria Municipal de Saúde, realizou o evento ‘Circuito do Cuidado Intersetorial para a Promoção da Saúde’. A ação aconteceu na Praça da Matriz, no Centro, de 9h às 13h e foi uma parceria entre as secretarias de Saúde, de Desenvolvimento Rural, do Meio Ambiente, do Esporte e da Assistência Social, com o intuito de promover a saúde da população e mostrar como todas as secretarias estão integradas e envolvidas com a saúde no município.

A secretaria de Saúde esteve presente no evento através das equipes de hanseníase; DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis); Saúde Mental, o NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família); Atenção Básica; PSE (Programa Saúde na Escola); a ATAN (Área Técnica de Alimentação e Nutrição); Doenças Crônicas Não Transmissíveis; Tabagismo; além destes, o evento contou com a presença da secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, o Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), a SMJEL (Subsecretaria Municipal do Esporte e Lazer), a secretaria do Meio Ambiente, secretaria de Desenvolvimento Rural; e programas que não fazem parte da prefeitura mas que marcaram presença, como a Cruz Vermelha, o Rotary, a ACIAP (Associação Comercial Industrial e Agro Pastoril de Barra Mansa) e o CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas).

A vice-prefeita Fátima Lima acompanhou o evento. “Esse evento é muito importante porque no mês de agosto nós comemoramos o ‘Agosto Dourado’, o mês do aleitamento materno, onde tudo começa. E também hoje, dia 3, o ‘Dia Nacional da Saúde e Nutrição’. Com isso, nós pensamos em fazer um evento onde pudéssemos colocar todo o serviço que a secretaria de Saúde tem prestado para promover exatamente isso, a saúde. Resolvemos também falar das outras secretarias por ser um circuito intersetorial, onde as ações são todas interligadas”, declarou acrescentando:

– Em Barra Mansa, nós cuidamos muito da saúde e estamos mostrando que esses são projetos que perpassam por todos os setores. Que cada um dentro de sua área de atuação irá contribuir com o todo, e que isso fará com que a população tenha saúde de forma integral.

A Coordenadora e Nutricionista da área técnica de alimentação e nutrição, Jiliane Resende, falou sobre a ação. “Esse circuito tem como objetivo informar a população e orientar sobre os trabalhos que acontecem dentro do nosso município. Nós temos vários setores dentro da saúde que são importantíssimos e ressalto a importância da alimentação adequada para a promoção da saúde. Além da secretaria de Saúde, a secretaria de Educação também está presente informando tudo sobre a merenda escolar de Barra Mansa, todas as cestas que são entregues aos alunos, o pessoal da Assistência Social está aqui falando sobre todos os programas sociais, a secretaria de Desenvolvimento Rural está apresentando os projetos de hortas urbanas, com as orientações sobre plantio, com todo apoio que eles têm dado ao produtor da cidade, a secretaria de Meio Ambiente, que sempre promove distribuições de mudas e plantios de árvores frutíferas, além da equipe do Saae, que está mostrando todo o trabalho voltado para a sustentabilidade. Esse é o objetivo, promover a saúde dentro do nosso município”, declarou.

Rita de Cássia Chiesse, fiscal do contrato de merenda escolar da cidade, esteve em um estande da ação falando sobre seu trabalho. “Nós atendemos 57 escolas, 9 unidades de creche, 1 abrigo, 8 unidades conveniadas e servimos mensalmente nas escolas uma média de 93.305 porções de desjejum, 102.687 de colação (fruta) e 132.143 refeições por mês, mais de 70% com recurso próprio. Além da alimentação dada todos os dias, ainda vão kits alimentares para crianças que estão fazendo o estudo remoto. A nossa alimentação é uma das melhores do sul fluminense, nós temos uma grande variedade, é de fato uma merenda de qualidade”, concluiu.