Medida teve como foco principal a atuação no abrigo temporário para pessoas em situação de rua
Profissionais que integram a equipe da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos de Barra Mansa participaram na manhã desta terça-feira (09), de capacitação voltada, principalmente, para atuação no abrigo temporário do Ano Bom e a abordagem às pessoas em situação de rua. A iniciativa foi realizada no Parque Natural Municipal de Saudade.
Segundo a secretária de Assistência Social, Ruth Coutinho, o encontro teve a finalidade de ajustar os procedimentos adotados em função da pandemia da Covid-19. “Estamos diante de uma realidade que a rede socioassistencial não imaginava que pudesse ser vivenciada. Assim, os procedimentos padrões são construídos em conjunto, a partir da experiência do dia a dia, sempre levando em consideração a máxima segurança de todos os cidadãos”, destacou Rutinha.
Ela ainda acrescentou que diante do cenário provocado pelo novo coronavírus, as pessoas em situação de rua precisavam de um olhar especial, para que pudessem ter asseguradas suas condições de sobrevivência e de segurança. “Essa atenção diferenciada veio através de parceria entre a Prefeitura e o Grupo Acolher. Sensível ao problema, o prefeito Rodrigo Drable além de viabilizar o abrigo temporário no Centro de Lazer do Ano Bom, que também está sendo utilizado como forma de proteção ao inverno, está possibilitando cursos rápidos e orientações com foco na inserção desses cidadãos no mercado de trabalho. Vale ressaltar que esse abrigo é completamente diferente da unidade temporária que funcionou no Clube Municipal em 2019. Seguimos recomendações de prevenção visando reduzir ao máximo os riscos de contaminação. Assim, os abrigados também seguem o isolamento social”, ressaltou Rutinha, lembrando que o abrigo é um esforço coletivo entre todas as secretarias.
ABRIGO – A unidade está em funcionamento desde o dia 23 de março e oferece a aproximadamente 20 abrigados alimentação, cuidados médicos e de higiene. Todos os abrigados foram submetidos ao teste para a Covid-19.
Na última semana, a Secretaria de Assistência Social estruturou uma nova ala no Centro de Lazer visando à inserção de outras pessoas em situação de rua na unidade. O local permite a realização da quarentena, medida de prevenção à propagação do vírus recomendada pela OMS (Organização Mundial da Saúde).