Encontro aconteceu nesta sexta-feira, dia 30, no Parque Natural Municipal de Saudade

A Prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos realizou nesta sexta-feira, dia 30, uma capacitação para orientação e sensibilização no atendimento à população LGBTQIAPN+.

Compareceram representantes do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), da Saúde Mental por meio dos Centros de Atenção Psicossocial (incluindo CAPS, CAPSi e CAPS AD), do Abrigo Municipal, do Lar Acolhedor e da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SMADSH).
O foco do encontro foi transmitir como deve ser a abordagem a este público, destacando que a atenção e o respeito são diários. A capacitação foi feita pelo Centro de Cidadania LGBTI que tem sede em Volta Redonda e atende cinco cidades da região: Barra Mansa, Pinheiral, Piraí, Rio Claro, além de Volta Redonda. Os palestrantes foram o psicólogo Pedro Inácio, o advogado Gabriel Reis e a assistente social Juliana Andrade.
O gerente de Proteção Social Especial da Secretaria de Assistência Social, Alexandre Martins Monteiro, frisou que esses debates são fundamentais para entender e ofertar o melhor atendimento. “Devemos compreender quem é esse público. Eles possuem muitas especificidades, é muito amplo e quando a gente entende e entra no universo deles, podemos desenvolver cada vez mais um trabalho de excelência. A Prefeitura conta com alguns dispositivos entre eles o CREAS que atua para combater a violência contra as pessoas LGBTQIAPN+”, comunicou.
O secretário de Assistência Social e Direitos Humanos, Fanuel Fernando, ressaltou a atenção que a Pasta busca conceder à toda população sem distinção de classes, cor, orientação sexual, entre outros fatores. “O trabalho da Assistência Social e Direitos Humanos é plural e visa como maior beneficiado a pessoa. Estamos de portas abertas e não medimos esforços para que todos tenham reconhecimento. Essa é uma das iniciativas da pasta que tem todo apoio e atenção do prefeito Rodrigo Drable, que trabalha e se dedica por todos barra-mansenses”, enfatizou.