Diretores, professores e coordenadores se reuniram no Ciep 483 Ada Bogato, no bairro Paraíso de Cima

Nesta terça-feira, dia 10, a Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou o ‘1° Simpósio das Escolas Vocacionadas’. O encontro aconteceu na Escola Vocacionada Socioambiental – Ciep 483 Ada Bogato, no bairro Paraíso de Cima, e teve como objetivo apresentar trabalhos e definir parâmetros metodológicos e pedagógicos das unidades escolares. A unidade foi escolhida para ser a primeira a receber o Simpósio por ser pioneira na implantação do ensino vocacional, com sua metodologia já consolidada.

Além das diretoras, coordenadoras e professores da própria instituição, estiveram presentes representantes das demais escolas vocacionadas do município: a Socioambiental Municipal Gelson Silvino, no bairro Moinho de Vento, e a Vocacionada à Música – Ciep 485 João Batista de Barros, no Bom Pastor.
Também compareceram membros do Colégio Municipal Paulo Basílio – que fica no bairro Vila Nova, e será a mais nova Escola Vocacionada de Barra Mansa, em 2024, voltada à tecnologia –, da Escola Municipal Eliete de Oliveira Ferreira e da Creche Divino Espírito Santo.
A diretora administrativa do Ciep 483, Juliana Rezende, detalhou como foi desenvolvido o evento na escola. “Estamos reunidos com os demais diretores para trocar experiências e vivências da nossa rotina no Ada Bogato, onde temos nossa Escola Vocacionada Socioambiental e realizamos plantações feitas por alunos, entre outras atividades. Também buscamos traçar formas de trabalho para que todas as escolas estejam alinhadas dentro da sua vocação”, frisou.
A diretora pedagógica do Ada Bogato, Ângela Costa, pontuou algumas ações realizadas. “Promovemos uma visita guiada na instituição para que os nossos visitantes pudessem conhecer melhor o trabalho desenvolvido por nós, professores e alunos”, destacou.
O secretário de Educação, Marcus Barros, ressaltou a importância da integração entre as escolas vocacionadas do município. “O objetivo desse encontro e os outros três que ainda acontecerão nas demais escolas é produzir um documento norteador com relação às escolas vocacionadas. Este documento norteador vai balizar a possibilidade de implantação dessas metodologias em outras unidades escolares”, informou.