Evento promoveu neste sábado, atividades especiais sobre a importância dos cuidados preventivos e a garantia de uma vida mais saudável

A Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria de Saúde, e a Casa do Trabalhador – órgão vinculado ao Governo do Estado do Rio de Janeiro – participaram neste sábado, dia 09, de atividades especiais sobre os cuidados preventivos e a garantia de uma vida mais saudável. As ações aconteceram no bairro Barbará, na sede do Sest Senat (Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), que foi quem promoveu o evento.

A mobilização aconteceu em nível nacional e teve em sua programação blitzes educativas, palestras de conscientização e diversos atendimentos gratuitos de saúde, principalmente da família – que foi o tema central do evento. A unidade Barra Mansa também dispõe de cursos gratuitos, entre eles, Planejamento Familiar, Saúde do Homem, Saúde Gestacional e Higiene e Segurança Alimentar.

A Secretaria Municipal de Saúde esteve presente na primeira ação do ano do Sest Senat, disponibilizando a vacinação contra Covid-19 aos participantes do evento com idade a partir de 18 anos. Foram administradas a primeira, segunda e terceira dose do imunobiológico.

A coordenadora da Casa do Trabalhador, Taciana Ribeiro, falou das ações realizadas. “A Casa do Trabalhador em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, pôde oferecer neste sábado os serviços de abertura de carteira digital, cadastramento de currículos, orientações sobre seguro-desemprego e alguns cursos de qualificação gratuita, além da apresentação do aplicativo Mais Trabalho RJ”, explicou.

O jovem Augusto Pereira, de 21 anos, que é técnico em mecânica, compareceu ao evento para pedir auxílio na preparação de um currículo. “Me formei em dezembro do ano passado e desde então estou à procura de trabalho. Hoje recebi a ajuda para elaborar meu currículo e vou sair daqui com mais confiança e esperança de arrumar um emprego”, revelou.

Também foram apresentados no decorrer do evento, os serviços que o Sest Senat oferece aos trabalhadores do transporte, seus familiares e à população em geral, como: odontologia, fisioterapia, nutrição, psicologia, esporte e lazer com aulas de ginástica, treinamento funcional e escolinha de futebol.

Fotos: Paulo Dimas