Foco são cidadãos diagnosticados com câncer, Alzheimer ou outras doenças graves

A Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria de Saúde, continua investindo sistematicamente no serviço de Atenção Domiciliar, realizado em parceria com o Governo Federal, por meio do Programa Melhor em Casa. Através da iniciativa, as ações de promoção à saúde, prevenção e tratamento de doenças e reabilitação são levadas aos pacientes em sua própria residência.
A atenção domiciliar proporciona ao paciente um cuidado ligado diretamente aos aspectos referentes à estrutura familiar, à infraestrutura do domicílio e à estrutura oferecida pelos serviços para esse tipo de assistência. O foco são cidadãos das mais variadas faixas etárias, com diagnóstico de câncer, Alzheimer ou outras doenças graves, que se tornaram acamados ou se encontram em situação temporariamente restrita ao leito e necessitam de auxílio para a realização de atividades cotidianas, como banho, alimentação, higiene bucal, controle do intestino e bexiga, vestuário, e outras.
O atendimento é realizado, segundo informações do secretário de Saúde, Dr. Sérgio Gomes, conforme a necessidade do paciente, de segunda à sexta-feira, entre 8 e 17 horas.  “Trabalhamos com uma equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, psicólogos, assistente social e nutricionistas para levar a assistência do Sistema Único de Saúde, de forma humanizada, aos pacientes. O objetivo é ampliar a autonomia desses cidadãos e, simultaneamente, reduzir a demanda por internações hospitalares, muitas vezes desnecessárias nas unidades de emergência/urgência. Com isso, possibilitamos melhorias na gestão dos leitos hospitalares e do uso dos recursos, e diminuímos os riscos de infecções”.

ATENÇÃO DOMICILIAR – é direcionada a pacientes que possuam problemas de saúde, dificuldades ou impossibilidades físicas de locomoção até a Unidade Básica de Saúde e que necessitem de maior frequência de cuidado, recursos de saúde e acompanhamento contínuo.
A indicação para o atendimento domiciliar pode vir de diferentes serviços da rede de atenção, mas em geral, as demandas chegam através das Unidades Básicas de Saúde, hospitais (Santa Casa e Hospital da Mulher) e UPA (Unidade de Pronto Atendimento). No entanto, a identificação da necessidade do atendimento domiciliar pode ser feita até por familiares e vizinhos. Neste contexto, a gerente de urgência/emergência, Roberta Freitas, destaca que é preciso se encaminhar a unidade de saúde do bairro com a documentação do paciente. “Assim, efetuamos o encaminhamento e agendamos a primeira visita domiciliar, quando é feita a avaliação do acamado”.
O Serviço de Atenção Domiciliar fica concentrado no Posto de Saúde do Ano Bom, antigo Cremeb, na Rua Tenente José Eduardo, s/nº, telefone (24) 3512-0705.