Espaço divulga e incentiva a alfabetização científica

Em comemoração ao mês de aniversário do Museu Interativo de Ciências do Sul Fluminense (MICInense) e a Semana do Meio Ambiente, a Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria de Educação, divulgou um vídeo sobre o espaço para o canal do Youtube “Do Aprender ao Ensinar”.

O vídeo apresenta um pouco sobre as atividades do MICInense, lugar de grande importância na tarefa de educar e conscientizar sobre a preservação ambiental. O espaço, criado em 2010, conta com a parceria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e tem como objetivo difundir o conhecimento científico no interior do estado, através de visitas orientadas, atividades interativas, cursos e eventos para estudantes, jovens adultos e idosos.

O secretário de Educação, Marcus Barros, falou sobre iniciativas como o MICInense. “Acreditamos em uma educação que vá além da sala de aula. Incentivamos projetos que estimulem os jovens a aprofundar o conhecimento, como temos feito através do canal Do Aprender ao Ensinar e o Museu Interativo de Ciências do Sul Fluminense”.

O coordenador do MICInense por meio da Prefeitura de Barra Mansa, Luciano Gustavo, falou sobre o projeto. “Temos mais de 10 anos de atividade, onde desenvolvemos o conhecimento periodicamente. Durante a pandemia, estamos realizando só as atividades on-line. Esse museu causa um impacto ao levar o conhecimento científico de forma mais abrangente, mais interativa, para atingir a alfabetização científica. É um projeto que atende a toda a comunidade”.

A coordenadora do MICInense por meio da UFRJ, Cristine Ruta, falou sobre a importância do espaço para a comunidade. “O MICInese está inserido em um espaço geográfico tradicionalmente a parte de ações culturais e científicas. Assim, por meio de suas atividades de divulgação científica, o museu tem um impacto no desenvolvimento em toda a Região Sul Fluminense, pois proporciona um acesso democrático da população à cultura científica. Aproximadamente, 50 mil pessoas de diversas idades já participaram de atividades desde a fundação do nosso museu”.

O vídeo está disponível através do link https://www.youtube.com/watch?v=f9tIIZoOccE. O Museu Interativo de Ciências do Sul Fluminense (MICInense) fica no Ciep 054 – Professora Maria José Machado de Carvalho, localizado na Rua João Batista Ataíde, 140, no bairro Vila Maria. Atualmente, as atividades estão acontecendo de forma on-line. Para conhecer as atividades e programação, acesse as redes sociais do museu, através do Facebook, no facebook.com/micinense e no Instagram @micinense.