Vice-prefeita Fátima Lima esteve, nesta quinta-feira (29), com alunos da Escola Municipalizada Leonel de Moura Brizola, no bairro Vista Alegre

A Prefeitura de Barra Mansa, através das Secretarias Municipal de Saúde (SMS) e de Educação (SME), realizou, nesta quinta-feira, dia 29, a primeira de uma série de palestras com foco em anemia falciforme. A ação foi voltada para alunos do 4° e 5° anos da Escola Municipalizada Leonel de Moura Brizola, localizado no Loteamento Sofia, que fica dentro do bairro Vista Alegre.

Os estudantes receberam informações a respeito do que é doença, o que ela acarreta e como pode ser feito o tratamento. A vice-prefeita Fátima Lima prestigiou a palestra, que foi apresentada pelas enfermeiras Eliane Débora de Aleluia dos Santos, Camila Osório e Maria Barros, que atuam na Clínica da Família, situada no mesmo bairro.
A diretora da escola, Patrícia Gomes, enfatizou a importância da palestra. “Encontros como esse proporcionam maior troca de informações com os alunos e isso enriquece o processo de aprendizagem. Desde pequenos eles descobrem como é importante estar atento à saúde e procurar se alimentar de forma saudável. Eles levam esse conhecimento pra casa e passam aos pais”, disse.
A coordenadora do PSE (Programa de Saúde nas Escolas), Vivian Gomes, revelou que novas atividades em demais unidades de ensino estão previstas para esta semana. “Cada mês visitamos uma escola e abordamos os 13 passos que são determinados pelo Ministério da Educação, junto ao da Saúde. As ações incluem acuidade visual, saúde bucal, além de temas como bullying, tudo preconizado pelo Governo Federal”, frisou.
Na ocasião, Fátima parabenizou o trabalho da instituição e ressaltou o que tem sido feito pelo governo. “As secretarias de Saúde e de Educação, assim como outras pastas, caminham juntas. Parabenizo todos aqui por essas iniciativas e destaco também o esforço do prefeito Rodrigo Drable. Quero dizer como o prefeito se importa com a saúde de vocês e de seus pais. Fico muito feliz de vir aqui e estar presente nesse encontro”, comunicou.

Decreto 9.917 de 2020

Com objetivo de cuidar das pessoas portadoras do traço falciforme e respeitando as diretrizes do Ministério da Saúde, a vice-prefeita Fátima Lima instituiu o decreto n°9.917, no ano de 2020. Entre as determinações da lei estão exames e tratamentos específicos, criação de cadastro das pessoas diagnosticadas com a doença, disponibilização de medicamentos, além de ações educacionais e de conscientização e cuidados especiais com gestantes, entre outros.
O decreto faz parte das políticas públicas de atendimento à população negra, já que a doença tem maior incidência nessas pessoas.

O que é anemia falciforme?

A doença desenvolve uma alteração nos glóbulos vermelhos, que perdem sua forma arredondada e elasticidade. Os glóbulos adquirem aspecto de foice e endurecem, o que dificulta a passagem de sangue pelos vasos e, consequentemente, a oxigenação do sangue.