Unidade beneficia alunos da rede pública e idosos de baixa renda

Na manhã deste sábado (20), Barra Mansa deu um grande passo na área da Saúde, inaugurando a Fábrica de Óculos. A unidade atenderá os alunos da rede municipal de ensino, e em um segundo momento, os idosos de baixa renda. Durante a solenidade, o Prefeito do município, Rodrigo Drable, entregou pessoalmente os óculos para 65 estudantes da rede municipal de ensino, que puderam escolher a cor e o modelo antecipadamente. Já estão agendadas 350 consultas nesse primeira etapa.

Junto com o Rodrigo Drable, participaram da solenidade a vice-prefeita, Fátima Lima, o presidente da Câmara, Paulo Chuchu, o ex-prefeito de Volta Redonda e padrinho da Fábrica de Óculos, Antônio Francisco Neto, vereadores, secretários municipais, representantes de entidades de classe, associação de moradores e institutos de ensino, como também a comunidade.

Durante a solenidade, Rodrigo relembrou que desde a época de seu avó, o ex-prefeito municipal Marcelo Drable, existem alguns casos de baixo índice de rendimento escolar causado por doenças relacionadas a visão. “Os alunos continuavam com dificuldade, mesmo com uma estrutura melhor e com professores melhores. E descobriram que era causado por deficiência visual”.

Ainda segundo o prefeito, a Fábrica de Óculos é a realização de um sonho: “Agora poderemos entregar os óculos para as nossas crianças das escolas municipais e para os nossos idosos que não têm condição de fazer um óculos. Isso aqui é a realização de um sonho, é o exemplo de que quando a gente quer e se cerca de boas pessoas, se determina, projeta e trabalha, os sonhos podem ser realizados sim”.

A Fábrica de Óculos funciona no pátio da Prefeitura, e oferece um espaço confortável, onde é feita a escolha da armação, produção e medição da lente. Com capacidade diária pra a montagem de 50 óculos, a unidade conta com aparato completo para a produção das lentes e suas fixações nas armações, que são feitas com equipamentos de ponta, como lensômetro digital, esmeril diamantado e facetadora.

No evento, a população pode aproveitar a apresentação do quarteto de Sax do Projeto Música nas Escolas, diversos serviços da Saúde e do SAAE e as crianças se divertiram com as brincadeiras realizadas pela equipe da subsecretaria de Juventude, Esporte e Lazer.

O padrinho da unidade, Antônio Francisco Neto, destacou o trabalho que vem sendo realizado no município. “Nós ouvimos das pessoas, dos pais das crianças, elogios sobre a qualidade da Fábrica de Óculos. Queria parabenizar o Rodrigo por tudo que tem sido feito em Barra Mansa. Ele conseguiu montar uma boa equipe, com uma gama de pessoas que têm um compromisso com sua cidade”. Neto aproveitou a oportunidade para apresentar o coordenador da Fábrica de Óculos, João Reis Machado, que ficou 16 anos à frente da Ótica da Cidadania de Volta Redonda.

Atualmente, o benefício é oferecido aos alunos da rede municipal de ensino, pelo Programa Educação e Saúde, que através das enfermeiras das Unidades Básicas de Saúde, conseguem identificar as crianças e jovens com problemas de visão. Eles passam pelos procedimentos necessários e são encaminhados ao serviço oftalmológico do município.

A moradora do bairro Nossa Senhora Aparecida, Taynara Eloy Soares, mãe do pequeno Pedro de 7 anos e estudante da Escola Municipal Independência e Luz, contou sobre a alegria de seu filho ao saber que ia ganhar os óculos. “Ele estava muito ansioso para ganhar os óculos, pois ele estava enfrentando grandes dificuldades pela falta deles, inclusive tendo dores de cabeça” Fiquei muito feliz!”, comemorou.

A Fábrica de óculos fica na Rua Luis Ponce, nº 263, no Centro. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, de 8 às 17 horas.