Beneficiados devem procurar unidade de saúde mais próxima de sua residência até o dia 06 de dezembro

Com o prazo do acompanhamento para a segunda vigência do Programa Bolsa Família chegando ao fim, a Prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH), faz um importante alerta para que os beneficiados compareçam na unidade de saúde mais próxima de sua residência, até o dia 06 de dezembro, para continuar tendo acesso ao auxílio.

Segundo um levantamento feito pela equipe da SMASDH, houve uma queda significativa no número de procura para a renovação do benefício, que pode chegar a R$700 e visa auxiliar famílias em situação de vulnerabilidade.

De acordo com o secretário em exercício da SMASDH, Leomar Gomes, na primeira vigência, ocorrida entre janeiro e junho deste ano, Barra Mansa bateu a meta nacional, atingindo 76% do acompanhamento na saúde. “Agora, na segunda vigência, registramos uma queda de quase metade do acompanhamento em relação ao primeiro semestre de 2019. É importante frisar que quem não realizar o procedimento terá o benefício suspenso e sabemos como é a realidade desses beneficiados. Por isso estamos trabalhando para mantê-los dentro do programa”, informou Leomar.

A coordenadora da Área técnica de Alimentação e Nutrição (ATAN), Jilliane Resende, falou sobre as condicionalidades do Bolsa Família. “Esse é um programa do Governo Federal, que visa garantir integridade aos beneficiados. Em Barra Mansa temos cerca de sete mil famílias que recebem o vencimento”, ressaltou.

O objetivo do Programa Bolsa Família é garantir a oferta das ações básicas, contribuindo com a inclusão social. As condicionalidades envolvem a frequência dos alunos nas aulas, participação nas vigências do acompanhamento em saúde, a regularidade das gestantes no pré-natal e a manutenção da vacinação das crianças em dia.