Deficientes do município contarão com apoio tanto do município, quanto da ordem dos advogados

A OAB de Barra Mansa sediou na manhã da última quarta-feira (31) um encontro entre a Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência da ordem e principais agentes e responsáveis pelas políticas públicas de assistência do município. A Prefeitura de Barra Mansa foi representada pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos e do Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado (CEMAE). O principal objetivo do encontro foi criar uma estrutura de atendimento para capacitação e inclusão de Pessoa com Deficiência (PCD) no mercado de trabalho e fazer com que as informações e a assistência cheguem até eles

Como resultado, algumas estratégias foram criadas, como por exemplo, o levantamento geral dos números e dos perfis dos deficientes que vivem em Barra Mansa.

De acordo com a gerente da Proteção Social Básica da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos de Barra Mansa, Cátia Batista, o município conta com 27 empresas cadastradas para cotas de PCDs em seu quadro de funcionários. Porém, desse quantitativo, apenas cinco tem de fato cumprido com a demanda.

– Já estamos com a previsão de realizar o primeiro cadastramento de PCDs, para que eles garantam um espaço no mercado de trabalho. Essa movimentação é justamente para que realizemos o cadastro e tenhamos indicação para as empresas quando solicitar uma contratação, frisou.

Para o presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Dr. Deonil da Costa, o encontro serviu para que a atenção em torno daqueles que necessitam de assistência especial seja redobrada.

– Fiquei muito feliz ao saber que a Santa Casa de Barra Mansa, não apenas cumpre com o preenchimento das vagas, como está acima do exigido por lei. A OAB tem como meta estar sempre engajada em iniciativas voltadas ao bem estar social e ações que visam à melhoria dos cidadãos de nossa cidade, considerou o presidente.