Encontro aconteceu no gabinete do prefeito nesta quarta-feira, dia 15

Nesta quarta-feira, dia 15, o prefeito Rodrigo Drable esteve em reunião para tratar das ações que serão necessárias no município por conta das chuvas que ocorreram nas últimas semanas. Estiveram presentes o secretário estadual de Infraestrutura e Cidades, Uruan Cintra; o presidente do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Rio de Janeiro (DER-RJ), Pedro Henrique Ramos; o presidente do Departamento de Recursos Minerais (DRM-RJ), Luiz Claudio Almeida Magalhães; o presidente da Empresa de Obras Públicas (Emop-RJ), André Braga; além da vice-prefeita Fátima Lima e secretários municipais.

Durante o encontro no gabinete, o prefeito, sua equipe e os representantes do Governo do Estado avaliaram laudos técnicos e fotos aéreas registradas nos locais atingidos pelas chuvas. Com isso, eles podem determinar as próximas ações que serão executadas no município.

O secretário estadual de Infraestrutura e Cidades, Uruan Cintra, informou que o Governo do Estado estará presente em Barra Mansa através da realização de 25 obras emergenciais. “Como o risco de deslizamento é enorme, oferecendo perigo para a população, nós vamos começar rapidamente o processo emergencial. O Governo do Estado está totalmente fechado com a Prefeitura de Barra Mansa. Apesar das obras serem emergenciais, elas demoram algum tempo para começar por causa dos trâmites normais. Mas nós iremos fazer o que for necessário para Barra Mansa voltar a ser pujante como sempre foi”, destacou Uruan.

O presidente do DER-RJ, Pedro Henrique Ramos, informou que dentre as 25 obras a serem executadas no município, cinco serão de responsabilidade do seu departamento. As demais obras serão divididas entre a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Cidades e a Emop-RJ.

“Foi definido que nós do DER vamos assumir as obras na RJ 157, a Rua D, no Getúlio Vargas, no Verbo Divino, no Morro do Cruzeiro e na RJ 153 (região da Serra da Mutuca), que nós já estávamos tratando nos últimos dias. Essas são as cinco obras delegadas pelo secretário Uruan ao DER”, informou Pedro.

Já o presidente do DRM-RJ, Luiz Magalhães, explicou como o órgão tem atuado em conjunto para lidar com as questões que afetam Barra Mansa este ano.

“Estamos trabalhando em parceria com os órgãos do Estado, com a Prefeitura, com a Defesa Civil, com as Secretarias de Ordem Pública e de Governo, e vamos fazer os laudos das áreas afetadas que vão consubstanciar os procedimentos que serão adotados. Como teremos obras por toda a cidade, o DRM traz um laudo geológico de todos os problemas que Barra Mansa está tendo, seja dentro da cidade, seja nas estradas, para podermos robustecer o processo administrativo”, informou.

Após essa reunião, o prefeito Rodrigo Drable esteve na Rodovia Engenheiro Alexandre Drable (RJ-157), que liga Barra Mansa a Bananal, e está com trânsito em meia pista em vários pontos por causa do deslizamento de terra e erosão da pista. Em seguida foi feita uma visita ao bairro Verbo Divino, que também sofreu com deslizamento. No local, o prefeito falou sobre as ações a serem feitas na cidade e agradeceu o apoio recebido do Governo do Estado.

“Hoje nós elencamos 25 pontos que são prioritários na cidade, dentre eles a encosta no Verbo Divino, que será contida, que está estimada em 40 milhões de reais. Essas obras serão feitas pelo Governo do Estado, já que nós não teríamos condições de fazê-las. Estamos fazendo todas as vistorias nos locais e as análises dos projetos que serão apresentados. Gostaria de agradecer o governador Cláudio Castro e toda a equipe liderada pelo Uruan, que está permitindo que Barra Mansa consiga enxergar um futuro. Importante dizer que essas obras receberão projeto e execução para que sejam duradouras. Estamos enfrentando reincidência de transtornos por causa de obras que foram mal feitas no passado e nós não faremos dessa forma”, concluiu Rodrigo.