Com a formalização do documento, Rodrigo Drable e equipe foram acompanhar o andamento das obras

Barra Mansa deu mais um passo importante nas obras do Pátio de Manobras. O prefeito do município, Rodrigo Drable, esteve reunido no final da tarde desta quinta-feira, 06, com o diretor do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Eloi Angelo Palma Filho, para a assinatura da ordem de serviço que marca a última fase do projeto.
De acordo com o diretor do Dnit, nesta etapa serão realizadas as obras para a conclusão do viaduto no bairro Barbará, a pavimentação da calha ferroviária e a urbanização dos trechos onde houve a remodelação. “Depois de um processo licitatório, nós estamos aqui reunidos com as empresas, executora e supervisora, e com o município para deixarmos todos os ponteiros alinhados para começar a obra de maneira efetiva e observando as necessidades do município, especificamente de mobilidade urbana, para que a obra não atrapalhe a sociedade. É importante o munícipe saber que as obras vão começar e logo verão os trabalhos em campo. Esse é o papel do Dnit, trazer infraestrutura para todo o país”, disse Eloi Filho.
Drable comemorou a assinatura da ordem de serviço e agradeceu a todos os envolvidos no trabalho de readequação ferroviária.
– Neste momento em que estamos dando mais um passo importante, é essencial destacar a dedicação dos técnicos, engenheiros e operários, que até agora permitiram que as obras avançassem. De uma forma especial agradeço também ao governo federal; ao secretário Nacional de Relações Institucionais, André Ceciliano, que tem nos acompanhado e nos amparado; aos ministros que nesse tempo todo nos ajudaram e entenderam a necessidade de Barra Mansa e dos deputados que fizeram emendas de bancada e permitiram que os recursos fossem garantidos. É um sonho antigo e com muita gente dedicada e unida, pois, graças ao trabalho conjunto, as coisas estão acontecendo – destacou o prefeito.
Ainda estiveram no encontro o presidente do Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas e logística do Sul Fluminense (Sulcarj), José Marciano de Oliveira; representantes da MRS Logística e das empresas responsáveis pelas obras de adequação: Rodoplex Engenharia e Concremat Engenharia e Tecnologia; os secretários de Planejamento Urbano, Eros dos Santos; de Governo, Luiz Furlani; de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Bruno Paciello; de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Vinícius Azevedo; e de Juventude, Esporte e Lazer, Bruno Oliveira; além dos vereadores Paulo Sandro Soares (presidente da Câmara Municipal), Deco e Jefferson Mamede.

Vistoria das obras
Já na manhã desta sexta-feira, dia 07, o prefeito Rodrigo Drable, acompanhado de secretários municipais, representantes do Dnit, Concremat e da empresa executora do serviço, a Rodoplex, percorreu o trecho em obras para vistoriar e visualizar os detalhes que estão especificados na ordem de serviço da última etapa. “O início das obras da última fase do Pátio Manobras significa a realização de um sonho, que vai nos demandar muito esforço. Serão obras complexas, que farão alteração do layout da cidade, inclusive do modelo de mobilidade, mas quando prontas transformarão Barra Mansa na cidade que nós sonhamos”, disse Drable.
O secretário de Planejamento Urbano, Eros dos Santos, destacou a importância de visualizar as intervenções que estão sendo efetuadas. “Hoje nós estamos aqui, junto do prefeito, fazendo uma vistoria nos detalhes do projeto, desde o Parque da Cidade até a Gare da Estação. Com essa visita, nós conseguimos observar todos os trabalhos de asfaltamento e construção de muro e calçada que serão realizados”, disse Eros.
O secretário de Governo, Luiz Furlani, falou das transformações que a cidade sofrerá com o avanço dos trabalhos. “Essa é uma obra muito importante que vai mudar a realidade de Barra Mansa. Estamos muito felizes com a evolução desse sonho”, disse.