Durante o período chuvoso, moradores da Rua Dez sofrem com constantes alagamentos, que chegam a interditar trecho da Rodovia Saturnino Braga

A Prefeitura de Barra Mansa, através do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), em parceria com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), iniciou na quarta-feira, 03, obras de ampliação na tubulação de escoamento de água do córrego da Rua 10, no bairro Santa Clara. Durante o período chuvoso, moradores do local sofrem com constantes alagamentos, que chegam a interditar trecho da Rodovia Saturnino Braga (RJ-155). Os trabalhos devem ser concluídos dentro de 50 dias.

De acordo com o gerente de Manutenção de Esgoto do Saae-BM, Luiz Feliciano Labatut, está sendo construída mais uma linha de galeria através da parceria com o DER. “Estamos alongando uma linha de escoamento e construindo outra. Acreditamos que dentro de 50 dias terminaremos os trabalhos, mas imprevistos como as chuvas, comuns nesta época do ano, podem estender este prazo”, explicou Labatut, lembrando que o córrego da Rua Dez é afluente do Rio Barra Mansa.

O prefeito Rodrigo Drable conferiu o andamento das obras na manhã desta quinta-feira, 05. “O problema de alagamento da Rua Dez é antigo e está sendo solucionado através desta parceria com o DER. Essa passagem debaixo da pista (RJ-155), para encontrar com o Rio Barra Mansa, vivia sendo obstruída e agora a gente vai conseguir fazer mais uma linha de galeria para o outro lado. Tenho certeza que junto ao serviço que estamos planejando para o Rio Barra Mansa, que é a construção de uma barragem, projetada e aguardando apoio do governo estadual para execução, conseguiremos acabar definitivamente com os alagamentos na cidade”, destacou o prefeito.

Residente na Rua Dez há mais de quatro décadas, Maria das Graças de Souza, de 72 anos, disse que esta obra sempre foi muito aguardada pelos moradores. “Moro aqui desde que a água deste córrego era limpa e dava pra gente pescar. Com o aumento das casas em volta e também de outros bairros acima do Santa Clara, os alagamentos se tornaram constantes. Fico muito feliz de ver que estão fazendo esses reparos que a gente tanto esperou”, revelou Maria.

Também moradora do local, Jucilene Freitas Silva, de 41 anos, disse que já ficou ilhada em casa por causa dos constantes alagamentos durante o período chuvoso. “Foram muitos transtornos. Quando a Rua Dez alagava, tinha que dar a volta no bairro Goiabal para poder pegar o ônibus e ir trabalhar, no Centro. Fora as vezes que a gente não conseguia sair. Acredito que agora as coisas vão melhorar bastante”.

O vereador Paulo da Gráfica também esteve no local acompanhando os trabalhos nesta quinta-feira.

FOTOS: Felipe Vieira