Serviço visa acabar com os alagamentos no local

As equipes da Secretaria de Manutenção Urbana, Guarda Municipal e Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Barra Mansa (Saae-BM) se reuniram com prestadoras de serviço de telefonia e luz, na tarde desta terça-feira (16), para definir o início das obras da substituição da rede de águas pluviais em um trecho da Avenida Presidente Kennedy, no Ano Bom. As intervenções visam acabar com os casos de alagamento no entorno da Praça das Nações Unidas, um antigo problema do bairro.

Ao todo, serão instalados 100 metros de manilhas novas que atenderão o sistema da Avenida Presidente Kennedy, saindo da Vila Orlandélia e Praça das Nações Unidas, no Ano Bom, se encontrando em uma caixa de captação na altura do Ilha Clube, desaguando no Rio Paraíba. O serviço, dividido em duas etapas, está previsto para iniciar no dia primeiro de julho, com conclusão em 30 dias.

O secretário de Manutenção Urbana Luiz Gonzaga, explica como será a obra. “Vamos retirar toda a tubulação que está entupida e colocar uma nova. A atual tem em torno de 80 centímetros de diâmetro. Nós vamos colocar uma com 1,5 metros para evitar que em períodos de chuva alague a região”.

Para a execução da obra, será necessário o desvio no trânsito de algumas vias, conforme informa o comandante da Guarda Municipal Joel Valcir. “Vamos fazer um planejamento quanto ao fluxo de veículos no local, pontuando que ficará proibido o estacionamento nas ruas São Jorge e Abdo Felipe e na Avenida Orlando Brandão, garantindo a fluidez no trânsito. Vamos notificar empresários, moradores e empresas de ônibus para que eles possam estar cientes das mudanças e tomar os cuidados necessários”.

Luiz Gonzaga lembra que esta é uma obra muito aguardada pela população. “Com esta obra, acabará o problema de alagamento no local. Isto é um sonho da população e de todo prefeito que passou por Barra Mansa”.