Medida permite operação das fábricas na cidade, fomentando o desenvolvimento industrial e gerando empregos de maneira sustentável

A Prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SMMADS), concedeu nesta segunda-feira, 10, uma licença ambiental às empresas Elepar e Eleplasfer, especializadas em fabricação de equipamentos eletromecânicos. A primeira fica situada no bairro Santa Clara, enquanto a outra se localiza na Vila Independência. A licença foi obtida por meio da Gerência de Licenciamento Ambiental, vinculada à Pasta.

O Licenciamento Ambiental é um processo administrativo executado pelos órgãos ambientais competentes que pode conceder o licenciamento para a instalação, a ampliação e a operação de empreendimentos e atividades que utilizam de recursos ambientais, considerando os potenciais riscos de poluição ou de degradação ambiental.

O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Vinícius Azevedo, destacou a importância desse trabalho para as empresas manterem suas atividades. “Essa licença de operação torna as empresas regulares com os órgãos ambientais, após elas cumprirem todas as exigências determinadas pela Gerência de Licenciamento Ambiental. Isso é muito bom porque traz reconhecimento aos empreendimentos. Vale pontuar ainda a celeridade do processo, o que contribui para dar crédito para as indústrias no mercado e deixá-las legais com o meio ambiente”, informou.

O consultor das empresas Elepar Indústria e Comércio LTDA e Eleplasfer LTDA, Marco Viana, enalteceu o direito cedido pelo Governo Municipal. “Entendemos como é complexo saber sobre leis, datas e artigos, mas a Secretaria de Meio Ambiente de Barra Mansa, no departamento de Gerência de Licenciamento, vem realizando um trabalho diferenciado, na orientação e ensinamentos de como proceder para obter a licença de operação”, comentou.

Quaisquer dúvidas a respeito de como adquirir licenciamento ambiental ou quiser entrar em contato com o setor que fica na Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, está disponível o telefone (24) 2106-3406 ou 2106- 3408 e o endereço eletrônico [email protected]