Encontro com os profissionais da Saúde aconteceu nesta quarta-feira, dia 05, no Parque de Saudade

A Prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria de Saúde, promoveu nesta quarta-feira, dia 05, uma capacitação aos enfermeiros da rede, com o foco na abordagem da prevenção ao câncer de colo de útero. A reunião foi organizada pelo Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente (PAISMCA) e aconteceu no Parque Natural Municipal de Saudade.

O câncer de colo de útero ocorre com maior incidência em mulheres na faixa etária entre 30 e 45 anos, porém, segundo o Ministério da Saúde, é necessário que o tratamento se inicie a partir dos 25 anos e se estenda até os 64 anos.

A enfermeira responsável por organizar a capacitação, Juliana Mota, detalhou qual o intuito do encontro. “Estamos realizando este evento para instruir as enfermeiras da rede sobre o câncer de colo de útero. Queremos orientá-las como deve ser o tratamento e preparar a melhor abordagem para a prevenção a este câncer”, destacou.

A palestrante, Paola Oliveira Moraes, ressaltou a importância da paciente estar atenta aos riscos e ter cuidados desde nova.

– É um câncer muito comum, mas de fácil prevenção e curável. Para se precaver, basta fazer o preventivo, mas muitas mulheres não diagnosticam no tempo correto, porque elas não procuram a assistência médica. Por isso, estamos com essa capacitação para que as enfermeiras sejam orientadas a respeito da busca ativa. Vale alertar também que existe a vacina para o HPV, que é o responsável por evoluir ao Câncer de Colo de Útero. Pais de adolescentes na faixa de 11 a 14 anos devem ficar atentos sobre as três doses da vacina contra o HPV – disse Paola.