Solenidade foi realizada nesta sexta-feira, dia 24, no Parque da Cidade, no Centro, e contou com a conclusão de 40 alunos, entre eles, monitores e atiradores

O Tiro de Guerra de Barra Mansa promoveu nesta sexta-feira, dia 24, a Formatura de Encerramento, Licenciamento e Diplomação dos Monitores e Atiradores matriculados no ano de 2023. A solenidade formou 40 soldados. O evento teve a presença do prefeito Rodrigo Drable e da vice-prefeita, Fátima Lima, que acompanharam as entregas dos certificados.
Além do prefeito, também estavam presentes o Chefe da Instrução do Tiro de Guerra 01-016, 1º Sargento Wesley César Santana, o próximo chefe de instrução do (TG) de Barra Mansa, 1º Sargento Alex Costa Moraes, o comandante da Guarda Municipal, Paulo Sérgio Valente, o vereador Marquinho Pitombeira, autoridades policiais, veteranos do Exército Brasileiro, além de familiares e amigos; ainda representantes da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (SMJEL).
A Banda Sinfônica do Projeto Música nas Escolas, sob a regência do Maestro Isaac Francis, também compareceu, realizando a abertura do evento e embalando as entregas.
Na ocasião, o prefeito Rodrigo Drable enalteceu todos os formandos e parabenizou, principalmente, as famílias dos soldados. “Quero cumprimentar todos aqui presentes, nossa Banda Sinfônica, os Atiradores, mas, principalmente, as mães e os pais. Se eles são bons meninos é porque dentro de casa eles têm exemplos”, destacou.
Rodrigo ainda aproveitou para ressaltar o trabalho que foi promovido pelo 1º Sargento Wesley Santana, que, no próximo mês de dezembro, entregará o comando do (TG) para os cuidados do sargento Alex Costa Moraes. “Agradeço muito ao sargento Wesley por tudo que ele fez. É meu sétimo ano participando de uma formatura e essa turma, comandada por ele, nos enche de orgulho”, frisou.
A vice-prefeita Fátima Lima também exaltou os jovens que se formaram no Tiro de Guerra. “Esse momento é muito importante. Mais uma etapa na história da cidade, onde nossa gestão tem muito prazer em entregar resultados. Estamos formando jovens capacitados para a sociedade, graças ao trabalho feito aqui no Tiro de Guerra. Destaco ainda o comandante Wesley por toda dedicação e carinho. Cuidar da juventude é cuidar do município”, enfatizou.

Homenagens
Na formatura, houve momentos de homenagens ao prefeito Rodrigo Drable e ao 1º Sargento Wesley Santana. O prefeito, que também é diretor do TG 01-016, recebeu a Medalha Mérito do Tiro de Guerra por toda abnegação, dedicação e capacidade profissional. Já o sargento Wesley foi congratulado por meio da SMJEL com uma placa em gratidão à toda atenção e prontidão quando solicitado pela secretaria em eventos esportivos.

Premiações aos destaques
Para encerrar, aconteceram premiações aos destaques de instrução do ano: Praça Mais Distinta foi para o monitor Marcus Vinícius Costa; Melhor Atirador Combatente, monitor David Oliveira; e melhor Aptidão Física, monitor Leonardo de Paula.
O prefeito Rodrigo Drable comunicou que todos os três destaques premiados farão estágios no governo municipal.