Projeto foi uma parceria entre a Prefeitura Barra Mansa e o Programa + Profissional do Senac-RJ
Cento e trinta alunos, formandos do programa ‘Barra Mansa + Profissional’, receberam a certificação do curso de gastronomia nesta terça-feira (08). O projeto é uma iniciativa do Senac-RJ e Sicormércio-BM, com o apoio da Prefeitura Municipal. Durante quatro meses, os selecionados receberam a capacitação, ministrada na Unidade Móvel de Gastronomia, instalada no pátio da prefeitura. A cerimônia aconteceu no Sesc, no Ano Bom.
Os participantes tiveram três palestras sobre empreendedorismo, com objetivo de incentivar a abertura do próprio negócio e, também, um workshop de fotografia, onde técnicas de como fazer fotos de seus produtos para divulgação em redes sociais foram abordadas. O ambiente de aprendizado foi equipado com tudo que é necessário em uma cozinha laboratório.
Além de Drable, estiveram presentes os secretários de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Aguinaldo Raymundo, e de Governo, Alexandre Martins, o presidente da Fecomércio, Senac e Sesc do Rio de Janeiro, Antonio Florencio Queiroz Junior e do presidente do Sicomércio, Hugo Tavares.
Para o prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable, garantir conhecimento e estimular o empreendedorismo é um compromisso no qual ele sempre irá trabalhar. “Esse é um momento muito feliz para todos nós. Saber que esses novos profissionais estiveram em boas mãos é a certeza de que o trabalho desempenhado será de excelência. Espero que tenhamos mais oportunidades como essa, que tem o objetivo de transformar vidas, através das qualificações. E o meu desejo aos formandos é que eles exerçam o melhor trabalho possível e alcancem o sucesso merecido”, indicou Drable.
Agnaldo Raymundo, secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação de Barra Mansa, esteve na cerimônia e explicou quais os próximos passos que os profissionais devem dar. “O empreendimento está em alta. As pessoas, cada vez mais, estão em busca de sua independência financeira. Estamos aqui para ajudá-los a formalizarem seus negócios, para que tenham um maior crescimento. Quem quiser tirar dúvidas de como fazer isso pode nos procurar no Centro Empreender, no pátio da prefeitura, que estaremos à disposição”, indicou.
O presidente da Fecomércio, Senac e Sesc Rio de Janeiro, Antonio Florencio Queiroz Junior, expressou a satisfação em poder ofertar essa possibilidade aos moradores de Barra Mansa. “Com certeza esse é um grande investimento pessoal e profissional. Investir em conhecimento é a melhor forma de garantir um presente e um futuro melhor. Parabéns a esse grupo que persistiu até o fim. Agora é hora de colher os bons frutos e levar para a população tudo que foi ensinado”, disse Queiroz.
As alunas consideradas Cases de Sucesso do curso, a aposentada Carmem Semedo, de 64 anos, e Eduarda Alves, de 20, expressaram a importância dessa formação para suas vidas. “Foi muito importante para que aprendesse melhor as técnicas. Já comercializava geleia em compotas, mas depois do curso, faturo muito mais. Outra coisa que me ajudou, foram as aulas de fotografias. Hoje além de produzir a geleia, cuido das redes sociais e administro melhor o lucro”, disse a aposentada. Eduarda completou. “Depois que iniciei o curso, eu e meu namorado abrimos uma doceria. Com certeza estar capacitada para trabalhar melhor o sabor e a beleza dos produtos foram motivadores para investirmos. E está dando certo”, comemorou a jovem.
Foto: Paulo Dimas