Flávia Camargo completou 1.220 quilômetros em 87 horas; atleta é a única mulher da região Sul Fluminense a realizar trajetos acima de 300 km

O prefeito Rodrigo Drable recebeu na noite desta terça-feira, dia 10, na Fazenda da Posse, a ciclista e ultramaratonista Flávia Camargo. A atleta é de Barra Mansa e, no mês de agosto deste ano, participou do Paris Brest Paris (PBP), uma prova de ultra distância, onde os participantes percorrem 1.220 quilômetros durante 90 horas. As largadas acontecem em ondas de 250 atletas a cada 15 minutos. A edição de 2023 reuniu sete mil atletas, dentre eles, 135 brasileiros.

O evento não é uma competição com pódio no final; os atletas competem apenas contra o relógio, para chegar no tempo determinado. Para participar é necessário cumprir algumas exigências: o ciclista precisa fazer uma ‘super série’ que consiste em quatro provas de longa distância (200, 300, 400 e 600 km), sendo essas oficiais e homologadas pelo Audax Parisien, clube que rege e organiza a prova de resistência.
No ano anterior ao PBP, Flávia alcançou a posição de “super randonneur” (randonneur é o nome dado ao ciclista que percorre longas distâncias). A ciclista falou sobre como aconteceu sua preparação para o desafio. “Treinava cinco vezes por semana e, nos fins de semana, esses treinos passavam de sete horas. Foi cansativo, mas valeu à pena”, frisou.
Flávia ainda relatou qual foi sua maior dificuldade. “A minha maior dificuldade foi a chegada. Estava muito cansada e fiquei longe de onde iriam largar, então tive que me deslocar cedo para lá. Perto da reta de chegada, senti uma lesão pré-existente no punho e tive que dominá-la. Mas, graças a Deus, estava extremamente preparada, mesmo sendo uma prova difícil”, destacou.
O prefeito Rodrigo Drable congratulou a atleta que, através de sua capacidade, leva o nome da cidade para o mundo. “A Flávia é uma atleta de ponta, que representa a cidade em eventos internacionais e que merece nosso apoio. Devemos estimulá-la, pois, por meio dela, o nome de Barra Mansa é levado para longe”, enfatizou.
No encontro estiveram presentes também familiares da ciclista, do prefeito, o secretário de Planejamento Urbano, Eros dos Santos e os vereadores, Gustavo Gomes, Maria Lúcia, Marquinho Pitombeira, Vicente Reis e Waguim.

Foto Chico de Assis