Prefeito Rodrigo Drable entrega reforma da UBSF do Paraíso de Baixo

Unidade é a terceira do município a operar com o sistema de prontuário eletrônico do paciente

O prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable, juntamente com a vice-prefeita Fátima Lima, o secretário de Saúde, Sérgio Gomes e o vereador Elias do Corbama, inaugurou na noite desta quarta-feira (31), a reforma da UBSF Santa Terezinha, no bairro Paraíso de Baixo, na Região Leste. A Unidade Básica teve a recepção ampliação, com a construção de um banheiro para deficientes. Nas salas de ginecologia e multiuso também foram construídos banheiros. O imóvel recebeu pintura geral, equipamentos médicos e odontológicos, além de computadores destinados aos serviços do prontuário eletrônico dos pacientes, entre outros. A UBSF é a terceira no município a funcionar plenamente com o prontuário.

O secretário de Saúde, Sérgio Gomes, disse durante o evento que o prefeito está resgatando a saúde no município. “Já tive a oportunidade de ser secretário em outra administração e na época, pensamos muito nos procedimentos de alta complexidade, faltou um olhar diferenciado sobre a Atenção Básica. Dessa vez o prefeito Rodrigo Drable me pediu para que concentrasse esforços e focasse na Atenção Básica. Hoje, vocês estão recebendo uma UBSF com mobília nova, informatizada e com prontuário eletrônico. Isso significa que as informações, o histórico de saúde dos pacientes poderão ser acessados em outras unidades de saúde, no Hospital da Mulher e na Santa Casa. O sistema favorece o atendimento através de dados detalhados sobre o paciente em uma só plataforma, concentrando-se na resolução dos problemas de forma mais eficiente”.

Sérgio Gomes continuou: “E as melhorias continuam. Até o fim do ano, pretendemos entregar a reforma do PSFs do Ano Bom, Santa Rita de Cássia, Amparo, Monte Cristo, Vila Maria e do Hospital da Mulher. Isso vale também para a Clínica Veterinária. A Saúde em Barra Mansa vai muito bem, apesar do caos encontrado em 2017. Destaque para a cesta de medicamentos, as ofertas de exames preventivos, mamografias e pré-natal. Essa gestão não negou esforços para trabalhar e levar o melhor para a população”, destacou.

O vereador Elias do Corbama, morador da Região Leste, lembrou a luta da comunidade para a construção da Unidade de Saúde, há cerca de 30 anos, e das dificuldades enfrentadas pela atual gestão para atender a demanda da reforma, ampliação do imóvel e aquisição de novos equipamentos. “Sabemos que nem todas as pendências da comunidade serão resolvidas, mas é preciso lembrar que em janeiro de 2017, o prefeito assumiu a prefeitura numa situação financeira muito difícil e que tem se esforçado diante dos desafios, ressaltou o vereador, destacando a recente aprovação do Projeto de Lei, de sua autoria, que dispõe sobre a produção de medicamentos fitoterápicos nas comunidades.

A vice-prefeita, Fátima Lima, parabenizou a todos os envolvidos na execução das melhorias da UBSF e afirmou: “Estamos aqui para servir e atender a todos vocês”.

Finalizando a cerimônia, o prefeito Rodrigo Drable revelou sua satisfação ao entregar as obras. “Agradeço o esforço que o secretário Sérgio Gomes tem feito, pois fazer Saúde não é fácil, principalmente quando encontramos uma estrutura totalmente desarticulada, na verdade, destruída. Quem é do bairro sabe bem do que estou falando. Esta Unidade de Saúde estava muito ruim. Barra Mansa ainda tem postos que precisam de reforma e, elas estão sendo realizadas com muita responsabilidade, em sua maioria por funcionários da nossa equipe de manutenção. Poucas são as reformas que envolvem empresas privadas. Isso prova que quando a gente quer as coisas podem ser diferentes. Fácil não é. Ao contrário, é difícil. Outro exemplo que podemos citar é a reforma da Escola Ada Bogato, que segundo a direção, em 28 anos não recebeu nenhuma intervenção. Ainda não conseguimos concluir a reforma, mas estamos avançando com o material e funcionários que temos disponíveis”.

O prefeito também salientou os serviços e apoio da Sub-prefeitura. “Por menor que seja a estrutura, agora temos maquinários, equipamentos e funcionários. O Marco Chiesse, sub-prefeito, não mede esforços para atender as necessidades da Região Leste. Tenho a convicção de que estamos fazendo o melhor, embora nosso desejo era fazer muito mais. O bacana é ver que mesmo com toda dificuldade não tem ninguém em nossa equipe parado e que cada um está dando o seu melhor, com vontade e determinação. Nosso grande desafio é mostrar aos descrentes que é possível transformar a realidade e isso envolve toda a sociedade”, avaliou Rodrigo.

Na sequencia, foi formalizada a entrega das melhorias. A UBSF funciona de segunda à sexta-feira, de 7 às 17 horas, com clínico geral, dentistas, enfermeiros e atendimento multiprofissional pela equipe do Nasf (Núcleo de Assistência à Saúde da Família), como pediatra, assistente social, nutricionista, psicólogo e fisioterapeuta.