No evento, 80 músicos da Orquestra Sinfônica do município apresentaram o espetáculo Brasil de todos os sons, com os clássicos de Heitor Villa Lobos, Noel Rosa, Milton Nascimento, Luiz Gonzaga e João Gilberto, entre outros

O prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable, abriu oficialmente no fim da tarde deste domingo (14), no Espaço M, no Ano Bom, o III Festival Internacional de Música.  Com programação até o dia 27 de julho, o evento visa difundir a cultura musical, através de apresentações, workshops, palestras e oficinas de música. Na abertura do Festival, a Orquestra Sinfônica do município, com regência do maestro Vantoil de Souza, possibilitou aos expectadores uma viagem musical pelo tempo, através da execução de composições de Noel Rosa, Villa Lobos. Luiz Gonzaga, Milton Nascimento, entre outros.

A cerimônia foi prestigiada pela primeira dama Regina Borges Costa, a vice-prefeita, Fátima Lima; secretário de Governo, Marcus Barros; deputado estadual Marcelo Cabeleireiro, presidente do Codec (Conselho de Desenvolvimento Econômico) Arivaldo Correa; diretor de Extensão e Relações Comunitárias do UBM (Centro Universitário de Barra Mansa), Fernando Vitorino; presidente da Associação da Orquestra Sinfônica, Alexandre Martins; dos vereadores Luis Antônio Cardoso, Renatinho e Elias do Corbama; além dos ex-vereadores Sônia Coutinho e Luiz de Barros.

Alexandre Martins abriu a cerimônia agradecendo a todos os parceiros do evento. “Andar pelas ruas cidade e ver crianças com o uniforme e instrumentos do Música nas Escolas nos dá uma imensa satisfação. E isso se confirma quando conversamos com os pais e eles relatam como a música transformou a vida dos filhos e de toda família. Que as sementes plantadas por esse projeto continue dando frutos e que nosso festival com 400 músicos, 65 alunos vindo de várias localidades do Brasil, além dos professores de várias partes do mundo seja um grande sucesso”, destacou.

Fernando Vitorino afirmou que o UBM está presente há 58 anos na região promovendo o desenvolvimento. “Há três anos, pensamos juntos este festival de música e, hoje, com a presença de músicos de renome nacional e internacional temos o prazer de confirmar esse trabalho fantástico. É um evento de construção cultural da nossa cidade e que projeta o nosso município em território nacional e internacional”, salientou o diretor de Extensão do UBM.

O prefeito Rodrigo Drable lembrou que o Música nas Escolas começou há 18 anos com o então prefeito Roosevelt Brasil. “Na época, nós tínhamos um visionário, o maestro Vantoil de Souza, que para muitos era maluco. Ele sonhou, ousou e trabalhou para formar os músicos de Barra Mansa. Enfrentou dificuldades e as superou. Hoje, o Música nas Escolas este presente em todas as unidades escolares da rede municipal de ensino. Eu não conheço outra cidade que ofereça essa oportunidade para os alunos. É o nosso grande orgulho”, revelou o prefeito.

Na sequência, Rodrigo disse sobre a potencialização dos resultados do Projeto Música nas Escolas. “Nossa orquestra gera mais de 200 empregos na cidade e qualifica nossos jovens, de maneira nobre. Barra Mansa é uma cidade do comércio. Tem vocação social, com bares e restaurantes e está exportando músicos pra todo mundo. Então, é nossa intenção usar os músicos para abrirem os horizontes e movimentar a economia do município. Eu quero colocar a nossa música como vetor de desenvolvimento da cidade”.

O III Festival Internacional de Música de Barra Mansa reunirá mais de 25 músicos consagrados em nível nacional e internacional. As apresentações serão gratuitas e trarão espetáculos com ritmos diversos, como jazz, chorinho, instrumental. Haverá aulas com músicos de cinco nacionalidades diferentes para cerca de 400 alunos já inscritos. Entre os artistas que se apresentam no festival estão o violinista israelense Shmuel Ashkenasi e o oboísta (que toca o instrumento de sopro oboé) brasileiro Alexandre Barros. O evento conta ainda com a Oficina de Música Popular, ministrada por Fernando Deddos. Os alunos se apresentarão no dia 25 deste mês, às 20h, no Sesc.

A edição deste ano traz como inovação a apresentação dos músicos em bares e restaurantes da cidade. Para as crianças também têm aulas com o professor Ademar Rocha. O grupo de crianças pode ser visto no UBM, no Centro Universitário de Barra Mansa, dia 18, às 19h.

O Festival Internacional de Música de Barra Mansa é uma ação da Prefeitura, através do Projeto Música nas Escolas, com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, juntamente com a Fundação Cultura e conta com a parceria da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, o Centro Universitário de Barra Mansa – UBM e o Fecomércio, do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Barra Mansa (CODEC-BM), da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e da Associação Comercial, Industrial, Agropastoril e Prestadora de Serviços de Barra Mansa (Aciap-BM).

PROGRAMAÇÃO:

Artistas nacionais e Internacionais

Dia 19 | Sexta-feira

Final do Concurso Marcus Bonna e Concerto do Grupão de Trompas

Artistas dos encontros de trompistas

Dia 20| Sábado

Recital de Artistas do Festival

Dia 25 | Quinta-feira

Grupo de Música Popular

Artistas e professores do festival

Concerto

SEXTA-FEIRA (26/07)