Encontro acontece quinzenalmente e conta com a participação de diversos segmentos que compõem o CONPLAN

 

A Secretaria de Planejamento Urbano de Barra Mansa realizou mais uma reunião com integrantes do CONPLAN (Conselho Comunitário do Plano Diretor) para debater e orientar a revisão das regras de ocupação do solo urbano. O encontro, que tem ocorrido sistematicamente a cada 15 dias, contou com a participação de representantes das 17 entidades que compõem o Conselho.

Na reunião foi apresentada uma proposta de pesquisa sobre o desempenho urbano do município, visando elencar as áreas consideradas prioritárias pelas entidades envolvidas na revisão do Plano Diretor. A pesquisa tem como base os interesses coletivos voltados para a saúde, educação, esporte e lazer, meio ambiente, transporte público, saneamento básico, segurança pública, entre outros.

De acordo com o secretário da Pasta, Eros dos Santos, cada segmento social representado no CONPLAN deverá responder a 25 questionários. “Especificamente um, será respondido pelos integrantes que compõem a direção da entidade. Os outros 24, serão respondidos pelos associados. A tabulação das respostas será feita pelo secretário executivo do CONPLAN, Inácio Lino Pereira. A partir do total de 425 respostas será possível traçar a representação de aproximadamente 180 mil habitantes do município”, estimou o secretário.

A partir das respostas da pesquisa, os membros do CONPLAN atuarão nas estratégias de recuperação da urbanidade e da natureza da cidade; consolidação e articulação do tecido urbano; manejo da paisagem no eixo rodoviário federal; desenvolvimento distrital e produção da cidade em relação à sua administração, seus passivos e seus ativos urbanos e o seu papel no desenvolvimento regional.

A próxima reunião do Conselho está agendada para o dia 27 de abril, às 16 horas.