Programa de melhoramento genético prevê fomento na economia do setor com cerca de R$ 4 milhões, através de 750 a 900 prenhas no município

 

A Secretaria de Desenvolvimento Rural de Barra Mansa, em parceria com a Conafer (Confederação Nacional de Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais), iniciou as inseminações do ‘+ Pecuária Brasil’. Através do programa, pecuaristas da cidade estão recebendo tecnologia de inseminação artificial para o desenvolvimento dos rebanhos bovinos, de corte e leite.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Rural, Carlos Roberto de Carvalho, o Beleza, Barra Mansa é a primeira cidade do estado a ser beneficiada pelo programa. “Esse melhoramento do nosso rebanho acontece através de parceria com a Conafer, que destina a doação de doses de sêmens produzidas pela multinacional Alta Genetics. Barra Mansa está sendo pioneira nessa participação no estado do Rio”, destacou.

O veterinário da Secretaria do Desenvolvimento Rural, Bruno Meireles, destacou a importância do melhoramento genético. “Esse é um projeto que traz resultados de médio a longo prazo. Para todos que são produtores de leite e de corte sabemos que isso precisa ser implantado para trazer melhores resultados na produção”, pontuou.

Cerca de 100 pecuaristas serão beneficiados com o programa, o que vai fomentar a economia do setor em cerca de R$ 4 milhões. “Nossa equipe identifica as propriedades do município aptas a receber o projeto e inicia os protocolos para os animais serem inseminados. Iniciamos as ações na semana passada e 11 animais já passaram pelo procedimento. O programado é de realizarmos 1.500 protocolos por ano; o que vai gerar de 750 a 900 prenhas, que vão estar com uma genética muito melhorada”, finalizou.