Construção da passarela de pedestres do Campo do Ferroviário, assim como a reforma do galpão de Anísio Brás, já foi concluída

Quem passa pelo centro de Barra Mansa, mais precisamente em frente ao Parque da Cidade, já pode conferir a realização de mais uma etapa das obras do pátio de manobras. Trata-se dos pilares da passarela de pedestres, elevado que vai transpor a linha férrea naquele trecho e compõe o conjunto de serviços que vem sendo executado pelo DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte), com apoio da prefeitura, para eliminar os conflitos ferroviários existentes na área urbana do município.

Uma outra passarela será erguida próxima ao Centro Administrativo Municipal, a fim de facilitar o fluxo dos moradores do bairro Roberto Silveira e o acesso de pedestres ao bairro Ano Bom e adjacências. A construção da passarela Isaías Leite, na Avenida Dário Aragão, próximo ao Campo do Ferroviário, já foi finalizada.

De acordo com o secretário de Planejamento Urbano, Eros dos Santos, a empresa contratada pelo DNIT, a CTesa/Vereda, está aguardando a realização do reposicionamento/puxamento das linhas férreas pela VLI nas proximidades do Fórum, para dar prosseguimento a construção da ponte sobre o Rio Barra Mansa. “As obras estão avançando gradativamente. Na área central do município, os espaços remanescentes da linha férrea serão utilizados para a execução de intervenções urbanísticas indispensáveis ao desenvolvimento da cidade, como a criação de estacionamento e a abertura de uma nova via ligando a Rua Siqueira Campos, em Saudade, à Rua Demerval Pimenta, no bairro Roberto Silveira.

A reforma do galpão de Anísio Brás, no fim do bairro Vista Alegre, foi concluída. A unidade recebeu reparos no telhado, nova iluminação, além da construção de cisterna e fossa séptica.

Dona Joana, moradora do Roberto Silveira há 53 anos, disse: “isso é um sonho, ver Barra Mansa mudando de cara. O prefeito falou que faria e está fazendo, glória a Deus por ele”.

A obra de readequação ferroviária de Barra Mansa compreende uma extensão de 4,84 km de corredor ferroviário no perímetro urbano, incluindo ainda cerca de 5,7 km de vias urbanas adequadas, reconstruídas ou implantadas e pavimentadas.