Trabalhos representam grande transformação e melhoria da mobilidade do município

Um dos projetos mais significativos da história de Barra Mansa, o Pátio de Manobras consiste em uma série de obras que envolvem a readequação ferroviária e mudanças que irão trazer grande avanço no deslocamento de pedestres e veículos na região central do município. Os serviços foram iniciados em 2010, mas foram paralisados quatro anos depois, sendo reiniciados em 2020. As obras do Pátio de Manobras são realizadas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e estão atualmente em sua terceira e última fase. O investimento total passa de R$ 44 milhões.

Atualmente ocorre a execução dos serviços de restauração do encontro do viaduto rodoviário na altura da Saint-Gobain, no bairro Barbará; a implantação do sistema de drenagem das duas novas vias urbanas que serão construídas (somando mais de seis quilômetros de extensão); além da continuidade nos muros de isolamento da ‘caixa ferroviária’. Já foram concluídas etapas como a construção de passarelas; deslocamento ou remoção de trilhos pela concessionária MRS; e sinalização das passagens de pedestres e veículos.

A empresa Concremat, que foi contratada pelo DNIT, supervisiona os serviços que são executados pela Rodoplex Engenharia. A equipe realiza reuniões quinzenais com a Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e uma comissão que acompanha a obra. Durante os encontros são alinhados os cronogramas e tratativas necessárias com as concessionárias e entidades envolvidas.

Liberação

Os trabalhos seguem de forma intensa na passagem de nível na Rua Duque de Caxias, no Centro. O local recebe serviços de drenagem, terraplanagem e pavimentação. A Guarda Municipal segue atuando para orientar o trânsito.

O secretário de Planejamento Urbano, Eros dos Santos, comentou sobre a importância das ações realizadas e a forma como a população deve encarar eventuais transtornos temporários. “Barra Mansa vive hoje um momento muito especial em sua história. São muitas obras acontecendo, e o Pátio de Manobras, sem dúvidas, representa uma conquista enorme para nossa cidade. O trabalho na passagem da Duque de Caxias, por exemplo, foi planejado estrategicamente e antecipado, já que seria realizado em dezembro, o que poderia trazer problemas para as vendas de final de ano”.

Viaduto

Esperado por moradores de Barra Mansa há mais de 10 anos, o viaduto localizado no bairro Barbará, na altura da Saint-Gobain, representa uma das etapas mais importantes do projeto do Pátio de Manobras. Atualmente acontecem os trabalhos de readequação da rampa de acesso do viaduto. Após essa etapa, serão iniciadas as obras da outra rampa. Com a conclusão da obra, que é prevista para o primeiro semestre de 2024, será criada uma nova possibilidade de acesso, aumentando consideravelmente a mobilidade urbana no município.

Avenidas

Com a readequação ferroviária, duas novas avenidas serão criadas e uma delas deve ser entregue até o final de 2023. A futura via começará próximo ao Córrego Cotiara, ao lado da Rua Prefeito João Chiesse Filho, passará sob o viaduto Doutor Didácio de Souza Fonseca, no Centro, seguindo até o bairro Barbará. A área já recebe serviços de drenagem e terraplanagem, e, posteriormente, pavimentação.

Após a conclusão do viaduto próximo a Saint-Gobain, será possível iniciar as obras da segunda avenida, que terá um trecho parecido com a primeira, porém se estenderá até a passagem de nível do bairro Saudade, margeando o Parque da Cidade, a Prefeitura e o Parque Centenário. Além da finalização da obra do viaduto, também será necessária uma intervenção da concessionária VLI para deslocamento da linha ferroviária para o eixo central ao lado da MRS.