Projeto visa encaminhar para a Coopcat mais de 20 toneladas/mês, aumentando a economia municipal, geração de renda e novas oportunidades de emprego

Um novo destino, mais sustentável e ecologicamente correto, será dado aos resíduos sólidos ao longo da Via Dutra. Parcerias entre empresas privadas e a Prefeitura de Barra Mansa, está cada vez mais em estágio de avanço. Dessa vez, a BC2, empresa prestadora de serviço da CCR Nova Dutra, que atribui a uma de suas funções o transporte dos materiais que, anteriormente, eram encaminhados diretamente para o Centro de Tratamento de Resíduos (CTR) e, em muitos casos, descartados. A manhã desta quinta-feira (01) foi marcada por uma reunião entre a empresa e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, que findou uma parceria que destinará todos os resíduos para a Cooperativa de Catadores (Coopcat), que será responsável pela triagem dos insumos.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Carlos Roberto de Carvalho, o Beleza, essa iniciativa irá garantir diversos benefícios, como geração de renda e aumento no número de cooperados. “Essa é uma excelente iniciativa. Estamos muito felizes em findar essa parceria que trará diversos benefícios para o município. O trabalho de reciclagem é um meio que agrega na economia do município, além de reutilizar matérias que seriam descartados, unindo valor ao produto. O meio ambiente também agradece”, comemorou Beleza.

Para o presidente da Coopcat, Josiney Heckert, hoje a cooperativa trabalha com cerca de 80 toneladas mensal, inserindo mais materiais que serão encaminhados pela empresa e fará com que o trabalho e o efetivo aumentem. “Hoje somamos 37 cooperados, estamos viabilizando a contratação de pelo menos mais cinco, nesse primeiro momento. Nosso primeiro trabalho é realizar uma triagem, reaproveitando todos os materiais que são recicláveis, os que não são levaremos para o CTR, agindo sempre de forma ambientalmente correta”, frisou.

O coordenador da BC2, Edgar Martins Bonifácio, esteve na reunião e também comemorou a parceria entre a empresa e a prefeitura. “Mensalmente descartamos cerca de 23 toneladas de materiais ao longo da Via Dutra. Dar um destino sustentável e ainda garantir uma maior renda aos municípios  sempre foi a nossa principal busca. Felizmente conseguimos isso em Barra Mansa”, disse, destacando que na região a única prefeitura que abraçou o projeto foi a de Barra Mansa.