Anúncio foi feito por Cláudio Castro e pelo Rodrigo Drable durante ações do Programa Governo Presente, realizado nesta terça-feira, dia 15, no Sesc-BM

O governador Cláudio Castro e o prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable, receberam nesta terça-feira, dia 15, a visita de prefeitos e secretários municipais da região. Eles participaram das ações promovidas através do Programa Governo Presente nas Cidades, desenvolvido pelo Estado do Rio de Janeiro com a finalidade de planejar e executar trabalhos junto aos municípios. O encontro aconteceu no Sesc-BM, onde os participantes apresentaram projetos e requerimentos ao governador e seu secretariado.
Durante o evento, Drable e Castro anunciaram mais de R$240 milhões de investimentos a Barra Mansa:

– Canalização do Córrego Laranjeiras (bairro Vista Alegre): R$35,1 milhões
– Remodelação do Centro , shopping a céu aberto, pontos de ônibus: R$72,3 milhões
– Pavimentação na Avenida Presidente Kennedy (Ano Bom): R$6,8 milhões
– Parque da Cidade – infraestrutura, modernização e implantação de equipamentos e uma nova escola para deficientes: R$ 62 milhões
– Pavimentação: R$ 2,3 milhões
– Restaurante Popular – reforma e atualização: R$ 4,5 milhões
– Contenção na Vila Coringa – Rua Major José Bento: R$1,8 milhão
– Adutora de água na Região Leste: R$7,2 milhões
– Córrego Antônio Elias Arbex (Boa Vista 2): R$3,8 milhões
– Pavimentação de vias no Verbo Divino, Eduardo Junqueira e adjacências: R$2,3 milhões
– Bacia hidrográfica do Rio Barra Mansa – barragem temporária de R$20 milhões – elaboração do projeto já autorizado pelo Governo do Estado
– Hospital Municipal – aquisição do Hospital Menino Jesus e implantação de diversos equipamentos públicos como central de imagens, hospital dos olhos – R$24 milhões

GOVERNO PRESENTE

O principal objetivo do programa Governo Presente nas Cidades é a implantação, recuperação e melhoria da infraestrutura regional e municipal, urbana e rural, fomentando a geração de empregos e promovendo o bem-estar social e a qualidade de vida da população do estado.

Várias outras ações foram realizadas em Barra Mansa através da ação:

– Visita à ArcelorMittal
Cláudio Castro, Rodrigo Drable e o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Vinicius Farah, visitaram a planta industrial da ArcelorMittal da cidade, maior produtora de aço do país e líder global do setor. O aporte de R$1,3 bilhão anunciado na unidade Sul Fluminense será o tema do encontro. Os investimentos vão gerar 1,2 mil postos de trabalho no pico da obra, criando oportunidades de desenvolvimento para a região. Os recursos contemplam o aumento de produção e a ampliação do portfólio de produtos da unidade, que completa 85 anos de atividades e é uma das mais antigas do Grupo.

– Casa do Trabalhador
Barra Mansa ganhou um importante centro de reciclagem profissional. A Casa do Trabalhador, que foi inaugurada nesta terça-feira, 15. No local serão oferecidos cursos de capacitação visando preparação e reinserção do profissional no mercado de trabalho. A unidade está localizada no pátio da prefeitura, na Rua Luis Ponce, 263, no Centro. O local funciona das 8h às 16h30. A Casa do Trabalhador é um programa do Governo do Estado do Rio de Janeiro com o objetivo de implementar políticas de trabalho, emprego e geração de renda.

– Núcleo de Atendimento à Vítima
Um polo da Secretaria Estadual de Assistência à Vítima funcionará na sede da Prefeitura de Barra Mansa. Este será o primeiro núcleo de atendimento de todo o Sul Fluminense. O local oferecerá serviços psicossociais de auxílio a idosos, pessoas em situação de violência, agentes de segurança, entre outros. O local também foi inaugurado hoje.

– Condomínio Industrial
Através de parceria com a Codin (Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro), vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Barra Mansa prepara áreas do Condomínio Industrial para receber empresas. Localizada à margem da Rodovia Presidente Dutra, a área possui mais de 700 mil m², dos quais 300 mil são planos e com infraestrutura. A área também possui ramal ferroviário e já está com as devidas licenças ambientais. Ainda há abundância de recursos naturais no local, como fontes de água mineral.

– Escola Vocacionada
Através de parceria entre a Prefeitura de Barra Mansa e o Governo do Estado, a cidade irá ofertar o Ensino Médio integrado, a partir da próxima semana. A ideia é conceder ensino e aprendizagem também ao aluno do sexto ano do Ensino Fundamental ao terceiro ano do Ensino Médio, com uma escola totalmente integrada e em tempo integral, inclusive com continuidade das atividades relacionadas ao Projeto Música nas Escolas. Essas unidades ficarão no Ciep 485, no Bom Pastor, que será a vocacionada à música, e o Ciep 483 – Ada Bogato, no Paraíso de Cima, que é ligada ao socioambiental.
O Fórum dos Prefeitos estava na programação, mas precisou ser cancelado devido a um desastre natural ocorrido em Petrópolis por conta das chuvas. O governador precisou se deslocar com sua comitiva para a cidade serrana e avaliar a situação.

FOTOS: Felipe Vieira e Chico de Assis