Encontro abordou questões referentes à promoção e proteção da saúde dos trabalhadores no município

A Prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promoveu, na manhã desta quarta-feira (05), uma roda de conversa com foco nas ações do Programa de Saúde do Trabalhador (PST). O evento aconteceu no Parque Natural Municipal de Saudade e contou com a presença de instituições hospitalares do município.
A bióloga da Epidemiologia, Livia da Silva, contou que o programa de saúde coletiva se destina à promoção e proteção da saúde dos trabalhadores, assim como à recuperação e reabilitação da saúde dos trabalhadores submetidos aos riscos e acidentes ocorridos em razão das condições de trabalho.
– Para isso há monitoramento dos dados referentes aos acidentes e ocorrências no município. O programa pode envolver tanto a saúde física quanto a mental, e é através desse monitoramento que traçamos perfis e direcionamos ações pontuais de eliminação, quando possível, ou no mínimo diminuição dos agentes causadores. Inicialmente tratamos hoje sobre o fluxo de atendimento nas unidades de saúde do município para casos de acidente no ambiente de trabalho e a forma correta de preenchimento da notificação, que é obrigatória – destacou Lívia.
O secretário municipal de Saúde, Dr. Sérgio Gomes, ressaltou que o programa foi iniciado quando passou a fazer parte das ações desenvolvidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), porém, apenas em 2002, com a criação da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador, começaram a ser disseminadas ações de saúde do trabalhador. O secretário enfatiza que é de grande relevância a retomada das ações do Programa de Saúde do Trabalhador neste ano de 2023 no município de Barra Mansa.

Capacitação no Hospital da Mulher

Ainda nesta quarta-feira (05), o Hospital da Mulher de Barra Mansa, no Ano Bom, promoveu uma capacitação para orientar os enfermeiros da Atenção Primária à Saúde sobre o Sistema de Regulação (SISREG). Este sistema é responsável pelo agendamento das consultas com os médicos especialistas.
Dr. Sérgio Gomes explicou que a roda de conversa tratou da apresentação do fluxograma de atendimento e fichas de notificação. “Nós trabalhamos na regulação de exames da atenção básica. Os exames são solicitados nas unidades de saúde, chegando até a central de regulação e, a partir dali, terão fluxo para serem realizados com os nossos prestadores. Essa capacitação se faz necessária, pois é essencial que os profissionais recebam todo esse auxílio, além de podermos debater todas essas questões com eles”, informou.
Para mais informações, o telefone do Hospital da Mulher é o seguinte: (24) 3512-0719.