Com apoio da Fundação Cultura Barra Mansa e Comunidade Nossa Senhora Aparecida, Grupo Arte em Missão promove espetáculo nesta sexta-feira, 15

Tradicionalmente conhecida em Barra Mansa, acontece nesta sexta-feira a encenação da “Paixão Cristo”. Com apoio da Fundação Cultura e da Comunidade Nossa Senhora Aparecida, o Grupo Arte em Missão promove novamente o espetáculo que remonta os últimos passos de Jesus. O evento, gratuito, começará às 16h no bairro Vista Alegre. A estimativa para este ano é que cerca de 2 mil pessoas assistam a encenação.

O evento faz parte do Calendário Cultural da cidade, previsto no Sistema Municipal de Cultura – SMCBM Lei 4.602/2016. “Nossa cidade demonstra sua fé cristã de forma muito potente, seja por festas tradicionais, eventos nas ruas ou através da arte e da cultura. O espetáculo da Paixão de Cristo faz parte dessas manifestações e já acontece há décadas. É uma ação motivada pela fé que utiliza uma das linguagens artísticas mais antigas que é o teatro medieval, quando o público acompanha a encenação em procissão”, disse o presidente da Fundação Cultura Barra Mansa, Marcelo Bravo.

Em 2020, com as restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus, o espetáculo teve que ser bruscamente paralisado, o que ocasionou o cancelamento da peça. No ano passado, o grupo inovou e, para evitar aglomerações, um filme foi gravado e disponibilizado com transmissão ao vivo no Youtube atingindo mais de 5 mil visualizações na plataforma.

Para este ano, com a flexibilização do uso de máscaras e a retomada gradual dos eventos e atividades culturais, a encenação voltará novamente ao seu formato original e ocupará as ruas do bairro Vista Alegre passando pelas ruas Avenida dos Pinheiros e trecho da Estrada Quatis – Vista Alegre, num total de 2 km aproximadamente.

A coordenadora do Grupo Arte em Missão, Elma Mariano da Cruz, contou que, neste momento, o sentimento é de extrema gratidão pela volta do espetáculo. “Agradeço a Deus por nos permitir voltarmos com a encenação em seu formato original, que é pelas ruas da Vista Alegre. Ter a presença do público conosco, vivenciando, emocionando e sendo evangelizado é gratificante”, completou Elma.

Com um total de 80 atores amadores em seu elenco, o grupo vem se preparando há dois meses para o espetáculo.