Atividade integra o calendário de ações do Outubro Rosa. Secretaria de Saúde realiza no sábado (19), o Dia D de combate à doença

 Quem passou pela UPA-BM (Unidade de Pronto Atendimento) nesta terça-feira, 15, teve a oportunidade de receber informações fundamentais acerca do combate do câncer de colo de útero e de mama. Agentes do Paimsca (Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente) abordaram pacientes e funcionários sobre a importância da prevenção, já que o diagnóstico precoce viabiliza em 95% a cura da doença.

A enfermeira do Paimsca Williana Cardoso de Brito enumerou os principais sinais do câncer de mama. “Alguns sintomas são perceptíveis, como a mudança no tamanho ou formato dos seios; vermelhidão; nódulos; inchaços e dores das axilas; alterações na textura da pele e vazamento de líquido nos mamilos. São características que podem ser observadas na frente do espelho, durante o banho ou deitada. No entanto, esse autoexame não substitui o exame clínico realizado pelo médico ginecologista, mastologista ou enfermeiro, e o rastreamento mamográfico”, alertou.

O Secretário de Saúde do município, Sérgio Gomes, disse que mensalmente são disponibilizadas de 600 a 800 procedimentos no município. “O serviço é realizado por uma clínica conveniada ao município. Para isso, a paciente precisa do encaminhamento médico. O exame é agendado pela própria Unidade de Saúde, através do setor de marcação de consultas, que funciona na Rua Pinto Ribeiro, 65, no Centro”.

Após o agendamento, o exame leva em média 20 dias para ser realizado. O resultado é entregue em aproximadamente 10 dias. “Apesar da agilidade funcional para a marcação e entrega dos resultados, o município enfrenta alguns problemas, entre eles o não comparecimento do paciente para o exame, bem como o acúmulo do diagnóstico, já que alguns não retornam para buscar o resultado do procedimento. A ausência do paciente ao exame acaba comprometendo a oferta de vagas e inviabilizando o diagnóstico precoce tão fundamental para a cura da doença, ressaltou o secretário”.

O câncer de mama também acomete os homens. A estimativa do Ministério da Saúde é de que 1% da população masculina pode desenvolver a doença.

Câncer de mama, o que é?

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células da mama. Esse processo gera células anormais que se multiplicam, formando um tumor.

Há vários tipos de câncer de mama. Por isso, a doença pode evoluir de diferentes formas. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem mais lentamente. Esses comportamentos distintos se devem à característica próprias de cada tumor.

O câncer de mama é o tipo da doença mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, correspondendo a cerca de 25% dos casos novos a cada ano. No Brasil, esse percentual é de 29%.

Existe tratamento para câncer de mama. Em Barra Mansa, os procedimentos pelo Sistema Único de Saúde são realizados pelo setor de oncologia da Santa Casa. O Oncobarra atende pacientes de toda Região Sul Fluminense.

Dia D de combate ao câncer da mama e colo de útero acontece neste sábado, 19

Visando levar a prevenção ao maior número de mulheres do município, a Secretaria de Saúde de Barra Mansa realiza no próximo sábado (19), o Dia D de combate ao câncer de mama e de colo de útero. Os exames, assim como os encaminhamentos, serão realizados em todas as Unidades Básicas de Saúde e nas policlínicas do Nove de Abril, Vila Nova e Boa Sorte, entre 8 e 17 horas.

Neste dia também será feito a pesagem do Programa Bolsa Família e a atualização do cartão de vacina.

Durante todo o mês de outubro, as Unidades de Saúde de Barra Mansa estão trabalhando com sala de espera abordando a prevenção ao câncer de mama e de útero e ainda com horários alternativos para atender as mulheres que trabalham durante o dia.

 

Fotos: Paulo Dimas