Com foco na prevenção e no autocuidado, participantes percorreram a região central do município

A Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com o Hospital da Mulher, realizou na manhã desta terça-feira 31, a 1ª Caminhada do Outubro Rosa. O evento teve o intuito de conscientizar a população sobre o câncer de mama e de colo do útero, sobretudo a importância da prevenção. Os participantes percorreram as avenidas Domingos Mariano e Joaquim Leite até a Praça da Matriz, no Centro.

A caminhada contou com a presença da vice-prefeita Fátima Lima e das vereadoras Rayane Braga, Luciana Alves, Cristina Magno e Paola da Pizzaria, além do vereador Valtinho da Upa.

A diretora do Hospital da Mulher, Priscila Dotta, comentou sobre o propósito do evento. “Nos mulheres trabalhamos fora, somos empreendedoras e mães e estamos sempre cuidando dos outros, mas às vezes nos esquecemos de cuidar de nós. Então, essa caminhada é para conscientizar e fazer com que nós tenhamos um olhar mais cauteloso conosco”, afirmou.

Priscila ressaltou ainda a escolha do último dia do mês para a realização da caminhada, bem como a importância do cuidado com a saúde durante o ano todo. “Escolhemos o último dia porque ao longo do mês sempre tem atividade, mas nunca no final e isso é um lembrete para que o cuidado seja o ano inteiro e não somente no mês de outubro”, finalizou.

A vice-prefeita Fátima Lima também deu seu depoimento sobre esta primeira edição da caminhada do Outubro Rosa. ”Nós estamos na rua hoje conscientizando as pessoas da importância de se prevenir e de fazer o autoexame, para que, se ela tiver algum problema, procure o nosso serviço de saúde. Temos um atendimento de qualidade em nosso município e toda mulher que precisar de acompanhamento será muito bem acolhida”, declarou Fátima.