Evento foi realizado na Sala de Ensaios e Concertos do Projeto ‘Música nas Escolas’

Os alunos da Escola Vocacionada à Música – Ciep 485 João Baptista Barros puderam assistir na tarde desta quinta-feira, 26, à apresentação da Série de Música de Câmara da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa (OSBM). O repertório incluiu obras dos compositores clássicos Sibelius, Mozart, Piazzola e Gounod, além dos brasileiros Ernani Aguiar, Carlos Gomes e Ary Barroso. O evento foi realizado na Sala de Ensaios e Concertos, na sede do Projeto Música nas Escolas, no Parque da Cidade.

A Escola Vocacionada à Música foi inaugurada em Barra Mansa este ano, em uma parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado. O diretor artístico da unidade, Giliade Lima, destacou a importância de um concerto como o realizado hoje:

“Para os alunos que estão iniciando a educação musical é muito importante eles terem contato, conhecerem os instrumentos de forma individual. Nosso foco na Escola é que os alunos tenham o maior número possível de repertórios. E essa presença deles no concerto, ainda mais sendo um concerto específico pra eles, é interessante para que possam assistir de perto a esses músicos de um nível bem elevado”.

Já uma das diretoras da Escola, Saionara Maciel, acrescentou: “É muito gratificante proporcionar aos alunos a oportunidade de vivenciar e apreciar concertos. São momentos ímpares já que daqui pra frente são em eventos assim que eles vão poder colocar em prática tudo que eles têm aprendido”.

O secretário de Educação de Barra Mansa, Marcus Barros, enalteceu a importância do trabalho que tem sido feito para estimular o ensino musical no município:

“A nossa Escola Vocacionada foi concebida pela relação que nosso município tem há quase 20 anos com a música. É importante ressaltar que essa escola não prepara o aluno especificamente para ser um instrumentista, ou seja, ele pode trabalhar o mundo da música em diversos aspectos, de forma que ele tenha a formação mais completa possível. O Projeto Música nas Escolas é quem oferta as aulas de musicalização para nossas turmas e tem sido um grande parceiro da nossa Prefeitura.”

MÚSICA NAS ESCOLAS

Criado em 2003, o projeto tem o objetivo de estimular o desenvolvimento musical dos alunos da rede municipal de ensino. Atualmente a iniciação musical começa com os alunos no pré-escolar e vai até o 5° Ano do Ensino Fundamental. Já do 6° ao 9º Ano as aulas de música fazem parte da disciplina Arte.

As aulas de prática instrumental são realizadas no diversos polos espalhados pelas escolas da cidade, permitindo que os alunos possam conhecer todos os tipos de instrumentos que compõem as bandas e orquestras do projeto. Além disso, os alunos podem chegar ao curso superior de Música, por meio de um convênio com o Centro Universitário de Barra Mansa (UBM). Mais informações podem ser obtidas no site do projeto: www.musicanasescolas.com.