Instituição mantida pela IPV solicita apoio do Poder Público para ajudar no processo de transformação da vida de pessoas

A experiência desenvolvida com as pessoas acolhidas no abrigo social provisório do bairro Ano Bom pode ser estender para outras instituições. Na manhã desta quinta-feira (02), atendendo o convite do pastor Ralf Marcondes, responsável geral pela CRER (Comunidade de Reabilitação Reviver), situada no distrito de Nossa Senhora do Amparo, o prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable, acompanhado do coordenador da Compod (Coordenadoria Municipal de Políticas Sobre Drogas), César Thomé, e do professor Fernando Vitorino visitaram a unidade.

Na oportunidade, conversaram sobre as possibilidades de implantar a Oficina de Pães e incrementar o plantio e a comercialização de verduras produzidas pelos ‘alunos’ da CRER, entre outras propostas. Também foi cogitada a realização de aulas de músicas no local, através do Projeto Música nas Escolas, a doação de obras literárias para a biblioteca do local, além de apoio em infraestrutura.

De acordo com César Thomé, nos próximos dias, a direção da unidade fará um levantamento das demandas para apresentar ao poder público. “Os projetos desenvolvidos no abrigo provisório têm transformado a vida de pessoas, que até então, viviam em situação de rua. A proposta é expandir as orientações e oficinas para a Comunidade de Reabilitação Reviver. A unidade atende pessoas do sexo masculino dependente de álcool e outras drogas de Barra Mansa e de outras localidades e precisa de apoio para ofertar a esse público a oportunidade de transformar suas vidas pessoal e familiar e ainda, de se recolocarem no mercado de trabalho e na sociedade”, destacou.

O professor Fernando Vitorino disse da importância do trabalho realizado pela instituição. “Dessa maneira é possível resgatar cidadãos e vidas”.

A CRER integra o Projeto Vida e Paz, da Igreja Presbiteriana Viva e está estabelecida no distrito de Amparo, em sede própria há cerca de 10 anos. Antes, porém, funcionava no distrito de Falcão, em Quatis.  Nos dias atuais atende cerca de 50 alunos, mas tem capacidade para chegar até 96 alunos. “Utilizamos o termo alunos, pois aqui as pessoas precisam reaprender sobre o rumo que pretendem dar em suas vidas, com regras, disciplinas e ensino cristão. A triagem acontece na Igreja do bairro Voldac. Neste período de pandemia, ao ingressar na CRER, o cidadão permanece durante 10 dias em isolamento social, conforme a determinação da Organização Mundial da Saúde. Após esse período, é inserido no convívio com os demais”, detalhou o pastor Ralf Marcondes.

Ele ainda acrescentou que o tempo de permanência do aluno para o tratamento completo é de seis meses. “No primeiro mês, não é permitida a visitação de familiares. Depois, a visita acontece a cada 15 dias e as ligações telefônicas podem ser realizadas às sextas-feiras. Ao completar três meses na CRER, o aluno já pode começar as passar os fins de semana em casa. A princípio, as regras podem parecer muito rígidas, mas disso depende o sucesso do tratamento. Vale destacar, que todo o processo envolve o aluno e seus familiares. A reabilitação precisa ser completa”, disse.

Um dos braços direito da instituição é Geraldo José. Ele ajuda no desenvolvimento dos projetos. “A Comunidade está instalada em um espaço de 3,5 alqueires e isso favorece a realização de atividades que demandem espaços. Já começamos a trabalhar com o plantio de verduras e hortaliças e nossa meta é ampliar este trabalho nos próximos meses. Também adquirimos três porcas, que estão prenhas, e vão ajudar na autossustentabilidade alimentar no que se refere à proteína. Hoje, as refeições são mantidas através de valores repassados pelos familiares dos assistidos pela instituição, dentro do seu contexto financeiro, e doações do comércio local. A CRER trata das pessoas que representam, ainda que momentaneamente, problemas para a sociedade, por meio de atividades terapêuticas, atendimento psicológico e espiritual. Nosso grande desafio é, sem dúvida, impactar a vida das pessoas, a fim de promover as transformações necessárias”, concluiu.