A Igreja é a segunda mais antiga de Barra Mansa e é tombada como Patrimônio Histórico Cultural

 

A prefeitura de Barra Mansa, por meio das Secretarias de Planejamento Urbano, Desenvolvimento Econômico e Fundação Cultura, intensificou o ritmo das obras da Igreja Nossa Senhora do Amparo. Nesta quarta-feira, 07, funcionários da empresa responsável realizaram trabalhos na fachada e na rede elétrica, com o objetivo de recuperar a arquitetura do local, que foi construída em 1829.

O prazo para a conclusão da obra é de cinco meses, tendo, atualmente, 60% do projeto executado. Os serviços realizados são pintura externa, reforma e pintura das esquadrias (janelas e portas), e reforma das escadas. Todo o reforço estrutural foi totalmente executado, assim como parte dos muros externos.

O secretário de Planejamento Urbano, Eng° Eros dos Santos, falou sobre a importância dessa Igreja para o distrito de Amparo. “Essa Igreja tem um enorme significado para o distrito. Estamos trabalhando com afinco para que tudo saia de forma perfeita o quanto antes. A reabertura desse templo irá representar muito para o turismo no município”, concluiu.

A obra segue as determinações e fiscalizações do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e do Ministério do Turismo, com o apoio da Cúria Diocesana de Volta Redonda e Barra do Piraí para que sejam respeitados os contextos arquitetônicos e históricos, não descaracterizando a construção original, em estilo neoclássico.