Uma medalha de prata e três de bronze foi o saldo do município na última edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas
Alunos da Rede Municipal de Ensino de Barra Mansa foram destaques na 16ª OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas). A premiação aconteceu na última quinta-feira, 30/06, no Auditório do Colégio Militar do Rio de Janeiro, na capital do estado. Uma medalha de prata e três de bronze foi o saldo do município nesta edição.
Os alunos destaques foram Vanderson Vianna (prata), pelo C. M. Doutor Maurício Amaral, na Vila Coringa; Maria Antônia, do C. M. Doutor Elvino Alves Ferreira, na Vila Ursulino; Rômulo Emanuel, do C. M. Padre Anchieta, na Vista Alegre; e Juan Pablo, da Escola Bartholomeu Anacleto, no distrito Floriano. Todos receberam medalha por passarem por todas as fases da olimpíada. A cerimônia contou também com uma homenagem aos professores e profissionais das unidades de ensino, pelo desempenho de seus alunos.
Os quatro se disseram muito felizes pela conquista e reconhecimento.
“Estou muito feliz com isso. É uma grande conquista. Este ano de 2022 eu já passei para a segunda fase e espero ganhar de novo”, adiantou Maria Antônia.
Quem também já está pensando na próxima edição da OBMEP é Juan Pablo. “É uma alegria não só para mim, mas para o meu colégio, minha família, principalmente porque passei para a segunda fase novamente este ano. É também uma oportunidade para o futuro com o PIC (Projeto de Iniciação Científica). É muita felicidade!”, destacou.
Vanderson Vianna revelou sentir muita gratidão pela oportunidade. “Agradeço primeiro a Deus, aos meus pais e aos professores, que me ensinam e motivam”.
O mesmo sentimento é o que Rômulo também diz ter. “Fiquei muito grato e feliz por ter recebido a medalha. Agradeço por ter participado deste projeto”.
O secretário de Educação de Barra Mansa, Marcus Barros, está muito satisfeito com o crescimento dos alunos. “Um orgulho muito grande dos nossos alunos. Tenho que parabenizar os profissionais docentes das escolas, pois temos talentos que são moldados pelos nossos professores”, concluiu o secretário.
A OBMEP
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é um projeto nacional, realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e promovida com recursos do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
Criada em 2005, o objetivo principal é estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área, contribuindo para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade. Além de identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades, nas áreas científicas e tecnológicas.
Programa de Iniciação Científica
O PIC é um programa que leva o aluno a entrar em contato com interessantes questões no ramo da Matemática, ampliando seu conhecimento científico e o preparando para a vida profissional e acadêmica. No programa há encontros presenciais ou virtuais e estudos on-line. Para participar do PIC o estudante recebe material didático e auxílio financeiro (bolsa mensal-CNPq, que é concedida se o jovem estiver matriculado em escola pública de ensino fundamental ou médio em 2022).
Alunos da Rede Municipal de Ensino de Barra Mansa foram destaques na 16ª OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas). A premiação aconteceu na última quinta-feira, 30/06, no Auditório do Colégio Militar do Rio de Janeiro, na capital do estado. Uma medalha de prata e três de bronze foi o saldo do município nesta edição.
Os alunos destaques foram Vanderson Vianna (prata), pelo C. M. Doutor Maurício Amaral, na Vila Coringa; Maria Antônia, do C. M. Doutor Elvino Alves Ferreira, na Vila Ursulino; Rômulo Emanuel, do C. M. Padre Anchieta, na Vista Alegre; e Juan Pablo, da Escola Bartholomeu Anacleto, no distrito Floriano. Todos receberam medalha por passarem por todas as fases da olimpíada. A cerimônia contou também com uma homenagem aos professores e profissionais das unidades de ensino, pelo desempenho de seus alunos.
Os quatro se disseram muito felizes pela conquista e reconhecimento.
“Estou muito feliz com isso. É uma grande conquista. Este ano de 2022 eu já passei para a segunda fase e espero ganhar de novo”, adiantou Maria Antônia.
Quem também já está pensando na próxima edição da OBMEP é Juan Pablo. “É uma alegria não só para mim, mas para o meu colégio, minha família, principalmente porque passei para a segunda fase novamente este ano. É também uma oportunidade para o futuro com o PIC (Projeto de Iniciação Científica). É muita felicidade!”, destacou.
Vanderson Vianna revelou sentir muita gratidão pela oportunidade. “Agradeço primeiro a Deus, aos meus pais e aos professores, que me ensinam e motivam”.
O mesmo sentimento é o que Rômulo também diz ter. “Fiquei muito grato e feliz por ter recebido a medalha. Agradeço por ter participado deste projeto”.
O secretário de Educação de Barra Mansa, Marcus Barros, está muito satisfeito com o crescimento dos alunos. “Um orgulho muito grande dos nossos alunos. Tenho que parabenizar os profissionais docentes das escolas, pois temos talentos que são moldados pelos nossos professores”, concluiu o secretário.
A OBMEP
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é um projeto nacional, realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e promovida com recursos do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
Criada em 2005, o objetivo principal é estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área, contribuindo para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade. Além de identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades, nas áreas científicas e tecnológicas.
Programa de Iniciação Científica
O PIC é um programa que leva o aluno a entrar em contato com interessantes questões no ramo da Matemática, ampliando seu conhecimento científico e o preparando para a vida profissional e acadêmica. No programa há encontros presenciais ou virtuais e estudos on-line. Para participar do PIC o estudante recebe material didático e auxílio financeiro (bolsa mensal-CNPq, que é concedida se o jovem estiver matriculado em escola pública de ensino fundamental ou médio em 2022).
FOTOS: Divulgação