Atividade é coordenada por comissário da Polícia Civil com o intuito de passar experiências do dia a dia na área da Segurança Pública

Seguindo o cronograma de formação dos novos agentes da Guarda Municipal de Barra Mansa, a Prefeitura, através da Secretaria de Ordem Pública, iniciou nesta quarta-feira, dia 06, um treinamento ministrado pelo comissário da Polícia Civil, Ney Cortes. A atividade teórica aconteceu no Parque Municipal de Saudade. Após as aulas no local, os agentes seguirão para a prática, no Parque da Cidade.
O secretário de Ordem Pública, Capitão Daniel Abreu, destacou a importância da capacitação. “Esse treinamento é fundamental. A qualificação técnica para os guardas que estão entrando garante segurança para eles e qualidade no serviço recebido pelos cidadãos. A participação do policial civil Ney Cortes, dando técnicas de abordagem e aprimorando nossos guardas, é de grande valia para terem segurança na rua durante a atuação e garantir também a segurança da população na hora do atendimento”, disse Abreu.
Além de orientações teóricas, o comissário da Polícia Civil apresentou práticas de abordagem, táticas operacionais, uso de equipamentos menos letais, a importância da verbalização e orientações sobre cursos de aprimoramentos que podem contribuir para o dia a dia e o desenvolvimento da função.
“Primeira coisa que eu sempre digo e todos precisam ter o entendimento: a Guarda Municipal precisa ser valorizada. Ao final do treinamento eles estarão formados para o contato com o cidadão com educação, sabendo como chegar, falar e como aplicar as táticas operacionais e até o uso de equipamentos menos letais. Estamos levando pra eles a conduta de atuar de cidadão para cidadão. Eles estão sendo formados para o cuidado com o munícipe, saindo daqui capacitados para abordar, veículo ou pessoa, sem falar palavrão ou uso de violência. Além disso, vão receber orientações sobre uso de equipamentos como granada, tiro de munição de impacto controlado, controle de agente químico e efeitos causados”, pontuou.

O comandante da corporação, Paulo Sérgio Valente, também destacou a contribuição da capacitação na atuação do agente no dia a dia. “Eles estão recebendo aulas de técnicas de procedimentos operacionais. Nós da GMBM temos desempenhado trabalhos, muitas vezes em conjunto com as Polícias Civil e Militar, de blitz e fiscalização de motos e outros. Esse conhecimento que eles estão recebendo a partir de hoje vai aprimorar as táticas de abordagem e assim contribuir no dia a dia dos agentes nas ruas”, concluiu Valente.
Compod anuncia parceria com Criaad visando prevenção ao uso abusivo de álcool e a outras drogas

A Prefeitura de Barra Mansa, através da Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas (Compod), promoveu nesta quarta-feira, 06, um encontro com o Centro de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente (Criaad), visando à criação de uma parceria entre ambos os projetos e auxiliando na prevenção ao uso de drogas.
O coordenador da Compod, Cesar Thomé, esteve no evento para apresentar o projeto ‘Filhos são Eternos’, criado em meados de 2020. “O Projeto ‘Filhos são Eternos’ tem como objetivo auxiliar mães que vivem o luto de terem perdido seus filhos por conta da dependência química. A iniciativa conta com vários voluntários e tem sido de extrema importância no amparo dessas pessoas que perderam os filhos precocemente para as drogas. Esta parceria trará muitos frutos e benefícios para a ressocialização desses menores infratores” destacou.