Eles já cumpriram quarentena em função do novo coronavírus e estão liberados para a convivência com os demais abrigados, mediante procedimentos de segurança como o uso da máscara facial

 

A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, em parceria com a Secretaria de Saúde, por meio do SAD (Serviço de Atendimento Domiciliar), inseriu cinco integrantes novatos no abrigo provisório do Centro de Lazer Feliz da Vida, no Ano Bom. Essas pessoas, que até então se encontravam em situação de rua, foram submetidas ao teste rápido do novo coronavírus, cumpriram um período de quarentena isolados dos demais abrigados a fim de excluir qualquer possibilidade de transmissão do vírus e, agora passam a integrar as ações e programas do abrigo, mediante procedimentos de segurança, como o uso da máscara facial.

De acordo com a secretária da Pasta, Ruth Coutinho, foi instalado um quarto com a finalidade de possibilitar o isolamento social de novos abrigados. “A unidade tem capacidade para atender a sete cidadãos. Na semana passada, recebemos cinco pessoas que manifestaram vontade em estar deixando a situação de rua e participar das ações e programas que viabilizarão a reinserção no mercado de trabalho e na sociedade. Estamos atuando com determinação para tirar esses cidadãos da condição de invisibilidade social”, disse Ruthinha.

O trabalho, segundo a gerente de Proteção Especial da Secretaria, Edilene Moreira, envolve agentes do Centro POP, órgão que funciona na Rua Francisco Amaral de Souza, nº 08, no bairro Bom Pastor, de segunda à sexta-feira, de 8 às 12h, com serviços de abordagem, alimentação, atendimento técnico e área para que as pessoas em situação de rua possam lavar suas roupas e tomar banho.

 

PROJETOS – Os abrigados do Centro de Lazer estão recebendo orientações sobre o manejo do solo, plantio de folhosas e mudas de mata ciliar.

Também estão recebendo orientações para a produção de peças de jardinagens à base de pneus. As aulas acontecem todos os sábados, de 15 às 17h, e é ministrada pelo coordenador do Programa Arte com Pneus, Arilson Sales. Neste fim de semana, as instruções foram direcionadas para a confecção de uma caminha pet.