Atividade, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, faz parte do cronograma de capacitação dos oficiais

Como parte da formação de novos agentes da Guarda Municipal de Barra Mansa, as Secretarias de Ordem Pública e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, realizaram na manhã desta terça-feira, dia 29, uma atividade de reflorestamento. A ação aconteceu na Área de Proteção Ambiental Cândido Silva, localizada na Rua Florianópolis, no bairro Getúlio Vargas. Os participantes plantaram 80 mudas de plantas nativas da Mata Atlântica.

O chefe de divisão da Guarda Ambiental de Barra Mansa, Glécio Fabiano de Moura, falou sobre a iniciativa. “Todos os dias eles recebem capacitações. Eles estão conhecendo na prática o dia a dia do trabalho de Guarda Ambiental, mas também estão recebendo qualificação quanto às legislações ambientais e outros treinamentos”, pontuou Moura.

Segundo o coordenador de Reflorestamento da Secretaria de Meio Ambiente, Gilson de Assis, a área reflorestada foi alvo de ocupações particulares no ano passado. “Após a reintegração de posse dessa área ao município, iniciamos o reflorestamento. Aqui nós já plantamos quase 600 mudas nativas da Mata Atlântica, que é o bioma da região. Hoje estamos plantando mais 80”, acrescentou o coordenador.

As ações de reflorestamento realizadas com a comunidade, escolas e com os novos agentes têm o intuito de despertar a consciência ambiental. “Se as pessoas soubessem como é o trabalho de reflorestamento, não colocavam fogo na mata”, concluiu Gilson.