Unidades de saúde do município realizarão diversas ações abordando a prevenção do câncer de próstata

A Prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), preparou uma programação especial para o Novembro Azul, mês de campanha de conscientização ao câncer de próstata. As ações acontecerão nas unidades de saúde e na Central de Veículos e Equipe de Manutenção, no Centro.
A Semana da Saúde do Homem será entre os dias 21 e 24 de novembro, período em que todas as unidades de saúde do município realizarão ações como orientações e palestras, salas de espera, oferta de teste rápido para HIV, sífilis e hepatite B e C e oferta de vacinas do calendário adulto (Covid, Influenza, Hepatite B e Antitetânica), além de aferição de pressão arterial, glicemia, peso e altura. Haverá abordagens sobre tabagismo e alcoolismo, alongamento e orientações físicas. No dia 21, segunda-feira, essa ações vão ocorrer na USF do bairro Floriano, para homens de todas as idades, com foco naqueles que são produtores rurais.
No dia 23 de novembro (quinta-feira), será realizada uma ação na Central de Veículos e Equipe de Manutenção, localizada na Rua Roberto Ribeiro, no Centro, com as mesmas ações das unidades de saúde, além de uma palestra com o médico especialista em família e comunidade, Dr. Igor Pereira de Carvalho.
O Dia D será em 25 de novembro (sábado), em todas as unidades de saúde, havendo ofertas de testes rápidos para HIV, Sífilis, Hepatite B e C e de vacinas do calendário adulto (Covid, Influenza e Antitetânica), aferição de peso e altura pelo IMC, abordagens sobre tabagismo e alcoolismo, além de alongamento e orientações físicas.
O secretário de Saúde do município, Dr. Sérgio Gomes, destacou a importância de realizar ações como essas para o sexo masculino: “Barra Mansa dará enfoque à saúde do homem durante o mês de novembro, especialmente no que se refere às doenças crônicas como hipertensão, diabetes, obesidade e tabagismo. É importante destacar que muitos homens ainda têm preconceito e vergonha para buscar atendimento médico, principalmente quanto ao exame de toque retal. Mas precisamos combater esse pensamento, principalmente porque a prevenção e o diagnóstico precoce são os melhores caminhos”, finalizou.