Definições visam coibir aglomerações de pessoas e combater o contágio do novo coronavírus

A Secretaria de Ordem Pública de Barra Mansa, em conjunto com Guarda Municipal e a Gerência de Fiscalização de Posturas, anunciou neste sábado (21), novas medidas a serem adotadas em diversos setores  de serviços oferecidos no município, a partir de domingo, 22. Baseado no decreto 9.015 de 2020, a decisão prevê o que pode e não pode funcionar nos próximos 15 dias, a fim de evitar contágio e proliferação do Covid-19.

Na última sexta-feira, 20, o prefeito Rodrigo Drable, já havia determinado o encerramento das atividades nos templos religiosos, lojas de conveniência em postos de gasolina, os shoppings Popular, Rodoviária, Figorelli e House, além de todas as galerias e comércio em geral, mantendo apenas os serviços essenciais como mercados, padarias, farmácia, drogarias e postos de gasolina.

O secretário de Ordem Pública de Barra Mansa, Luiz Furlani, disse que essas medidas têm único objetivo salvar e preservar vidas contra esse inimigo implacável e oculto, chamado coronavírus. “Peço, encarecidamente, para que as pessoas respeitem esse direcionamento e pensem nos familiares, amigos e clientes. Nós não vamos poupar esforços para acompanhar toda a situação no município”, frisou.

Furlani ainda disse que o não cumprimento das medidas trarão sérias consequências aos comerciantes. “Os que não respeitarem as determinações e considerações do Ministério da Saúde, além de serem multados, terão o estabelecimento interditado. Em caso de resistência, a Polícia Militar será acionada e o mesmo será conduzido à delegacia para que sejam tomadas as devidas providências”, informou.

PREFEITO RODRIGO DRABE FAZ APELO A POPULAÇÃO: “FIQUEM EM SUAS CASAS”

O prefeito Rodrigo Drable informou que existem alguns estudos apontando que no final de abril o Brasil estará semelhante a Itália, nos números de contaminados pelo novo coronavírus. A preocupação nacional é que a rede de saúde entre em colapso e não consiga realizar os atendimentos. “Isso é alarmante. Estamos vivendo uma pandemia mundial, no qual centenas de pessoas estão morrendo”, disse.

Drable ainda falou sobre as pessoas não estarem dando a devida importância ao fato no município, assim como no país. “Não podemos deixar isso acontecer e a única coisa que devemos fazer para evitar que o vírus se alastre é respeitando as restrições e  o isolamento domiciliar. Somente fazendo isso, preservaremos nossas vidas e das pessoas que amamos”.

O prefeito acredita que não serão necessárias medidas mais drásticas, como as tomadas em alguns países em autuar e prender pessoas nas ruas, porém acredita que a iniciativa é melhor que ver pessoas morrendo e hospitais lotados. “Fiquem em casa, espalhe esse pedido. Temos que nos dar conta disso. As medidas que tomamos foram difíceis para nós também, mas diante do atual cenário, não há mais  nada que possamos fazer”, considerou.

AMBIENTES PROIBIDOS DE FUNCIONAR:

– Cursos preparatórios, inglês e similares;

– Hotéis e motéis (autorizado até meia-noite deste domingo);

– Salão de beleza, barbearia e salões de festas;

– Cartórios;

– Ambulantes de todo e qualquer segmento;

– Restaurante, padaria e lanchonete dentro de supermercados;

– Concessionária de veículos novos e usados.

PERMISSÃO APENAS PARA SERVIÇOS DE ENTREGA (sem contato com o público):

– Material de construção;

– Lanchonetes, casas de bolos, docerias, hamburguerias, pazzarias, restaurantes e demais seguimentos;

– Pet Shop e agropecuária;

– Depósito de água e gás.

ESTABELECIMENTOS E SERVIÇOS PERMITIDOS COM RESTRIÇÕES:

– Padaria – apenas atendimentos de balcão, não será permitido uso de mesas e refeições no local. Se houver fila, deverá ter um funcionário organizando os clientes, usando os itens de higienização, seguindo o protocolo do Ministério da Saúde.

– Clínica médica, odontológica e veterinária, somente urgência e emergência;

– Ônibus intermunicipais, somente nas cidades da redondeza;

– Bancos e loterias, mantendo o distanciamento de 1,30 metros;

– Feira livre, Vila Nova, apenas para comercialização de alimentos perecíveis e terá o monitoramento da Fiscalização de Posturas;

– Serviços de manutenção de operadoras, telefonia e televisor, apenas com autorização da Guarda Municipal;

– Borracharia, mecânica e elétrica, apenas casos emergenciais;

– Transportes alternativos.

DENÚNCIA

Para denunciar ou notificar o não cumprimento das novas medidas determinadas pela Prefeitura de Barra Mansa, a Secretaria de Ordem Pública está disponibilizando um serviço de denúncia anônima, no plantão da Guarda Municipal. Os telefones para contato são (24) 3028-9369 ou 3028-9339.