Trilhos utilizados pela concessionária MRS Logística estão sendo centralizados ao longo do trecho urbano de Barra Mansa

Durante esta semana, a empresa responsável pelas obras de readequação ferroviária de Barra Mansa está trabalhando nas operações de içamento dos pilares que compõem a nova passarela de pedestres, situada próxima à prefeitura. As peças estão sendo erguidas e colocadas no local por um guindaste.

A nova passarela é fruto do trabalho desenvolvido pelo DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) e trará segurança aos pedestres que precisam transpor a linha férrea naquele trecho.

Todas as interferências que estão sendo realizadas têm o acompanhamento cotidiano da Prefeitura de Barra Mansa, que tem atuado com determinação junto ao Governo Federal para a conclusão dos serviços. O conjunto de obras começou em 2010 e foi paralisado em 2014 em função da necessidade de realizar desapropriações e reassentamentos. Os serviços foram retomados no início de 2020 e estão em ritmo acelerado.

CENTRALIZAÇÃO DAS LINHAS FÉRREAS – Outra interferência perceptível próxima à prefeitura trata-se do ajuntamento dos trilhos da concessionária MRS Logística no vão central da linha férrea. O serviço integra a segunda fase do projeto, que prevê ainda a conclusão do viaduto do Barbará, a abertura de uma nova via ligando o bairro Estamparia até Saudade e a construção da passarela de pedestres nas imediações do Parque da Cidade, no Centro.

Durante a tarde desta terça-feira, 21, integrantes da empresa responsável pela obra e o secretário de Planejamento Urbano, Éros dos Santos, visitaram a localidade de Anísio Brás, a fim de verificar o galpão e o remanescente da área férrea que será doado ao município.

A totalidade do projeto prevê a adequação de 4,84 quilômetros de corredor ferroviário no perímetro urbano; a adequação, reconstrução, implantação e pavimentação de 5,7 quilômetros de vias urbanas; a realocação do Pátio de Barra Mansa para a antiga Estação Anísio Brás; a implantação de dispositivos de transposição da faixa ferroviária para pedestres e veículos mistos com o objetivo de eliminar as principais passagens em nível com o feixe ferroviário. Os investimentos são da ordem de R$ 94 milhões.