Durante a semana, também serão discutidos os impactos das doenças respiratórias em populações de outras etnias

Nesta terça-feira (23), o Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf), em parceria com o Centro Universitário de Barra Mansa (UBM), promoverá uma live com o tema ‘Povos indígenas: Vulnerabilidade e impactos das gripes; doenças respiratórias e Covid-19’. O debate acontecerá a partir das 16h, através do Facebook da instituição de ensino.

O objetivo desta ação é trazer um melhor entendimento sobre as doenças de maior incidência e prevalência nas etnias existentes no país. A palestra será ministrada pela professora Libiana Tavares, formada em Geografia e Assistência Social. Ela atua como Conselheira Nacional de Cultura dos Povos Indígenas e também é cacique da Aldeia Mainumy, do Maranhão.

A Coordenadora do Nasf-BM, Maiara Maia, ressaltou a importância de abordar o tema proposto no fórum. “É muito importante discutir sobre saúde em um país tão miscigenado como o nosso, que possui características de adoecimento diferentes de cada etnia. O foco do fórum é abordar as doenças prevalentes do povo indígena e mostrar como está funcionando as medidas de higiene nas aldeias em meio à pandemia da Covid-19”, informou Maiara.

De acordo com a Gerente de Promoção da Igualdade Racial, Deviane Costa, é necessário compreender as vulnerabilidades da população indígena para potencializar as políticas públicas. “Apesar de não termos povos indígenas que residem em Barra Mansa, precisamos fazer o alerta de como crises sanitárias expõem a vulnerabilidade dessa população. Por isso a importância de aprimorar conhecimentos e compreender as vulnerabilidades da nossa população para potencializar as políticas públicas que as atendem”, destacou Deviane.